Débora Louise | 19 de fevereiro de 2026 - 08h55

ALEMS discute condições de trabalho de assistentes sociais

Reunião desta terça-feira reúne parlamentares e especialistas para debater gestão e valorização da categoria

POLÍTICA
Frente Parlamentar do SUAS realiza primeira reunião de 2026 na Assembleia Legislativa de MS. - (Foto: Aline Kraemer)

A valorização dos profissionais da assistência social entra novamente na pauta da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, 24. A Frente Parlamentar de Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, realiza sua primeira reunião de 2026, às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

O encontro é coordenado pelo deputado estadual Renato Câmara, do MDB, e tem como foco discutir medidas para melhorar as condições de trabalho e a gestão do sistema no Estado. A reunião é aberta ao público.

Dados do Conselho Federal de Serviço Social apontam que o Brasil conta atualmente com cerca de 242 mil assistentes sociais com registro ativo. Em Mato Grosso do Sul, o debate sobre a estrutura da categoria ganha relevância em meio ao cenário econômico. Segundo a PNAD Contínua do IBGE, o Estado tem uma das maiores taxas de ocupação do País, com 64,1% da população em idade de trabalhar empregada, o que amplia a demanda por serviços socioassistenciais eficientes.

Durante a programação, a Dra. Mariana Leal apresentará um panorama das relações e condições de trabalho dos assistentes sociais no Brasil e em Mato Grosso do Sul. A proposta é detalhar a realidade enfrentada pela categoria e os principais desafios do setor.

Na sequência, a secretária executiva de Assistência Social do Estado, Taciana Afonso Silvestrini Arantes, abordará a gestão financeira e as dificuldades na formação de equipes técnicas no âmbito do SUAS.

A Frente Parlamentar foi instaurada oficialmente em 26 de novembro de 2025. O grupo foi criado para articular ações que garantam condições dignas de trabalho aos profissionais da assistência social, com debate sobre planos de carreira, remuneração, parâmetros salariais e incentivo à formação continuada.