Etanol não foi competitivo frente à gasolina em nenhum Estado, aponta ANP
Preço médio do biocombustível chegou a 73,81% do valor da gasolina no País
ECONOMIAAbastecer com etanol deixou de ser a melhor escolha para o bolso na semana passada. De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP, o biocombustível não foi mais vantajoso que a gasolina em nenhum Estado brasileiro na semana encerrada em 14 de fevereiro.
Na média dos postos pesquisados em todo o País, o preço do etanol representou 73,81% do valor da gasolina. O índice é considerado alto na comparação direta, já que o parâmetro mais usado pelos consumidores é o de até 70% para que o etanol compense financeiramente.
Na prática, isso significa que, na maior parte dos casos, abastecer com gasolina foi a opção mais econômica no período analisado.
Representantes do setor explicam, porém, que essa conta pode variar dependendo do veículo. Alguns modelos flex apresentam desempenho que permite vantagem ao etanol mesmo quando a paridade ultrapassa os 70%. Ainda assim, com a média nacional em 73,81%, o cenário geral indicou desvantagem para o biocombustível na última semana.