Carlos Guilherme | 18 de fevereiro de 2026 - 15h50

Visitação ao antigo Cine Campo Grande termina antes de leilão

Prédio histórico no Centro, comprado pelo Sesc para virar centro cultural, segue vazio e terá destino definido em disputa on-line

CAPITAL
Antigo Cine Campo Grande, prédio emblemático no Centro, recebe visitas agendadas até poucos dias antes do leilão. - (Foto: A Critica)

Quem ainda quer ver por dentro o prédio do antigo Cine Campo Grande, no Centro da cidade, tem poucos dias para isso. O imóvel, que marcou época como um dos últimos cinemas de rua da Capital, está aberto para visitação agendada até o penúltimo dia útil antes do leilão, marcado para 24 de fevereiro.

O prédio da Rua 15 de Novembro, hoje de propriedade do Sesc/MS, foi comprado com a promessa de ser transformado em centro cultural. O projeto, porém, nunca saiu do papel e o local acabou classificado como “ocioso” e desocupado, entrando agora em processo de venda.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, mas só com agendamento prévio, seguindo a regra dos editais: a vistoria é permitida somente até o penúltimo dia útil anterior à sessão pública final do leilão.

Para agendar:

WhatsApp: (67) 9 8200-0231

E-mail: licitacao@sescms.com.br

O conjunto tem dois pavimentos e subsolo, com 1.307,36 m² de área construída. No térreo ficavam as duas salas de cinema; no andar de cima, salas de espera, banheiros, cabines de projeção e áreas técnicas. No subsolo, estão as salas de manutenção, cabine de força, antecâmara e caixa d’água.

Vale lembrar que em setembro do ano passado, o jornal A Crítica entrevistou o diretor regional do Sesc-MS, Victor Mello, que na ocasião comentou que estava sendo estudado a viabilidade de implantar ali um centro cultural, mas que esbarrava em limitações físicas do espaço. A proposta inicial previa cinema, teatro, biblioteca e salas de aula, mas não saiu do papel.

“Adquirimos o prédio com uma intenção clara: trazer um espaço novo, moderno, acessível, onde diferentes expressões culturais pudessem conviver. Pensamos em algo plural, com projeção de filmes, apresentações teatrais, dança, biblioteca com ambiente para leitura, salas com acústica preparada para aulas de música e coral, além de uma cafeteria. Mas, infelizmente, ao longo do tempo, surgiram dificuldades estruturais que nos forçaram a repensar a execução”, explicou.

Balneário do Sesc em Bonito também será vendido - Além do antigo Cine Campo Grande, o Balneário do Sesc, em Bonito, também está sendo leiloado, com lance mínimo de R$ 15 milhões. A propriedade tem 35,1583 hectares, com rios de águas cristalinas (Formosinho e Anhumas), cachoeiras, quiosques com churrasqueiras, redário, parque infantil, piscina, cozinha industrial e salão para até 120 pessoas.

O leilão do balneário será encerrado a partir das 14h do dia 25 de fevereiro (horário de MS), sob comando do leiloeiro Gabriel Aude Leite de Araujo Silva, pela Casa de Leilões (casadeleiloes.com.br).

O leilão é conduzido pelo leiloeiro oficial Reinaldo Perdomo, pela plataforma RP Leilões (rpleiloes.com.br), aberto a pessoas físicas e empresas de qualquer estado. Os detalhes sobre regras de participação e pagamento constam no edital disponível no site.