Rayanderson Guerra | 18 de fevereiro de 2026 - 16h20

RJ define campeã do carnaval nesta quarta; veja como funciona a apuração

Leitura das notas começa às 16h na Sapucaí e 12 escolas disputam o título do Grupo Especial

CARNAVAL 2026
Apuração das notas do carnaval do Rio começa às 16h e define a campeã do Grupo Especial de 2026. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Depois de três noites de desfiles na Marquês de Sapucaí, o Rio de Janeiro conhece nesta Quarta-feira de Cinzas (18) a campeã do carnaval do Grupo Especial. A apuração das notas começa às 16h e definirá qual das 12 escolas levará o título de 2026.

Enquanto São Paulo já consagrou a Mocidade Alegre como campeã, com enredo em homenagem à atriz Léa Garcia, no Rio a disputa segue aberta entre as principais agremiações do país.

Como funciona a apuração - Ao todo, 54 jurados avaliaram os desfiles, sendo seis para cada um dos nove quesitos. No entanto, apenas 36 notas serão lidas nesta quarta-feira. Antes da abertura dos envelopes, serão sorteados quatro julgadores por categoria, descartando dois por quesito.

As notas variam de 9,0 a 10,0, com possibilidade de frações. A menor nota em cada quesito é descartada. Os jurados utilizam subquesitos como referência, que somados resultam na nota final.

Neste ano, as cabines dos avaliadores foram distribuídas em diferentes pontos e nos dois lados do sambódromo. A proposta é garantir avaliação em 360 graus, evitando favorecimento visual de apenas um setor da avenida.

As escolas foram julgadas nos seguintes quesitos:

bateria

samba-enredo

harmonia

evolução

enredo

alegorias e adereços

fantasias

comissão de frente

mestre-sala e porta-bandeira

Antes da leitura das notas, também serão divulgadas eventuais penalidades por descumprimento de regras, como falhas de cronometragem, problemas na concentração, dispersão ou outras exigências do regulamento. Cada infração pode resultar na perda de décimos.

Os desfiles ocorreram no domingo (15), segunda-feira (16) e terça-feira (17), com quatro escolas por noite. Cada apresentação precisou respeitar o tempo mínimo de 70 minutos e máximo de 80 minutos.

O regulamento também estabelece critérios obrigatórios, como:

mínimo de 200 ritmistas na bateria

mínimo de 60 baianas

entre quatro e seis carros alegóricos

entre 10 e 15 integrantes na comissão de frente

de 2,5 mil a 3,2 mil componentes por escola

As concorrentes ao título são:

Acadêmicos de Niterói

Imperatriz Leopoldinense

Portela

Estação Primeira de Mangueira

Mocidade Independente de Padre Miguel

Beija-Flor de Nilópolis

Unidos do Viradouro

Unidos da Tijuca

Paraíso do Tuiuti

Unidos de Vila Isabel

Acadêmicos do Grande Rio

Acadêmicos do Salgueiro

O desfile das campeãs está marcado para sábado (21), quando as seis melhores colocadas voltam à avenida para celebrar o resultado.