Vídeo flagra PMs agredindo homem depois identificado como militar do Exército em bloco
Imagens mostram golpes de cassetete, chutes e mata-leão após dispersão de megabloco no Ibirapuera
NACIONALUm vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de policiais militares agredindo um homem, depois identificado como militar do Exército, durante o Carnaval no entorno do Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. A abordagem ocorreu por volta das 17h desta terça-feira (17), na Avenida Pedro Álvares Cabral, após a dispersão do megabloco “Solteiro não Trai”, do cantor Gustavo Mioto.
Nas imagens, ao menos cinco policiais aparecem cercando o homem, que é derrubado com um golpe de mata-leão. No chão, ele é segurado pelos braços e pernas enquanto recebe golpes de cassetete na barriga e nas costas, além de socos e chutes. O local ainda estava cheio de foliões, e um dos agentes tenta afastar pessoas que assistiam à cena.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que não compactua com excessos ou desvios de conduta e que as imagens estão sendo analisadas. Segundo o órgão, o homem teria desacatado e agredido policiais que faziam patrulhamento, se negado a apresentar documento de identificação e “investido fisicamente” contra a equipe, o que teria motivado o uso de “técnicas de contenção” e algemas.
Após a detenção, o homem foi levado ao 27º Distrito Policial, onde acabou identificado como integrante das Forças Armadas. A Polícia do Exército foi comunicada, de acordo com a SSP. Não há, até o momento, informações oficiais sobre ferimentos do abordado.
A reportagem entrou em contato com o Exército Brasileiro e aguarda manifestação sobre o caso.