MS mantém abastecimento regular enquanto capitais enfrentam crise hídrica
Sanesul produz 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês e atende 68 municípios sem necessidade de racionamento
SEGURANÇA HÍDRICAEnquanto grandes centros do país enfrentam debates sobre insegurança hídrica e episódios de racionamento, Mato Grosso do Sul mantém abastecimento regular nas cidades atendidas pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) que opera em 68 municípios e informa que o fornecimento ocorre sem interrupções programadas por falta de água.
Segundo o diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, o cenário estadual contrasta com o de outras regiões do Brasil, já que capitais como São Paulo, Curitiba e Cuiabá, além de municípios do Nordeste, registram dificuldades e fornecimento irregular, enquanto nos sistemas operados pela companhia há segurança hídrica em todas as cidades atendidas.
De acordo com a direção da empresa, o resultado é fruto de planejamento técnico e investimentos contínuos ao longo dos anos, seguindo diretriz do Governo do Estado com foco na universalização do saneamento e na ampliação da infraestrutura.
Atualmente, a Sanesul é responsável pelos 68 municípios sul-mato-grossenses sob sua concessão, onde o abastecimento de água está universalizado, mantendo obras e ações permanentes para assegurar regularidade no fornecimento e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário.
A estrutura instalada permite a produção e distribuição de 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês, atendendo cerca de 664 mil ligações ativas de água nos municípios sob responsabilidade da companhia, número que dimensiona a capacidade do sistema em operação no Estado.