AP | 17 de fevereiro de 2026 - 22h00

Homem matou ex-mulher e filho durante jogo de hóquei em Rhode Island

Atirador de 56 anos morreu após disparo autoinfligido; outras três pessoas ficaram feridas

TIROTEIO EM ARENA
Tiroteio durante jogo de hóquei em Pawtucket deixou duas pessoas mortas e três feridas. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Um homem de 56 anos matou a ex-mulher e um dos filhos durante um jogo de hóquei em uma pista de gelo na cidade de Pawtucket, em Rhode Island, na segunda-feira (16). As informações foram confirmadas nesta terça-feira (17) pela chefe de polícia local, Tina Goncalves.

As vítimas foram identificadas como Rhonda Dorgan, ex-esposa do atirador, e Aidan Dorgan, filho adulto do casal. Outras três pessoas ficaram feridas: os pais de Rhonda e um amigo da família.

De acordo com a polícia, o atirador morreu após um disparo autoinfligido.

Ataque durante transmissão ao vivo

O crime ocorreu dentro da Arena Dennis M. Lynch, enquanto a partida era transmitida ao vivo pela plataforma LiveBarn, especializada em eventos esportivos juvenis. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram jogadores no gelo no momento em que sons de tiros são ouvidos.

As imagens registram atletas e espectadores correndo em direção às saídas e pessoas se jogando no chão para se proteger. A LiveBarn informou que não autoriza o compartilhamento das gravações.

Inicialmente, investigadores haviam informado que um espectador teria atirado contra o agressor para contê-lo, mas a apuração posterior concluiu que ele tirou a própria vida.

Segundo a chefe de polícia, ao menos três espectadores conseguiram conter o homem, que ainda teria conseguido pegar uma segunda arma antes de morrer.

Até a noite de segunda-feira, os investigadores haviam ouvido quase 100 testemunhas para reconstruir a sequência dos fatos.

Histórico do atirador

A polícia informou que o homem já havia frequentado outros jogos de hóquei anteriormente sem incidentes e que não houve qualquer conversa prévia com familiares antes do ataque.

Ele trabalhava na General Dynamics Bath Iron Works, estaleiro localizado em Bath, no Maine, que possui contratos com a Marinha dos Estados Unidos. A empresa confirmou o vínculo empregatício, mas não detalhou sua função nem o tempo de serviço.

De acordo com registros militares, ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais em 26 de abril de 1988, mas foi desligado menos de três meses depois, em 13 de julho do mesmo ano, com a menor patente. Um porta-voz dos Marines afirmou que a rápida dispensa indicava que "o caráter de seu serviço era incongruente com as expectativas e padrões do Corpo de Fuzileiros Navais", sem fornecer mais detalhes.

Colegas de trabalho relataram que ele possuía armas e tinha temperamento difícil, envolvendo-se em discussões no ambiente profissional.

Estado em luto

O caso ocorre quase dois meses após outro tiroteio em Rhode Island, na Universidade Brown, que deixou dois estudantes mortos e nove feridos, além de um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O suspeito daquele ataque também morreu por ferimento autoinfligido.

"Nosso estado está de luto novamente", declarou o governador Dan McKee. "Como governador, pai e ex-treinador, meu coração se parte pelas vítimas, famílias, estudantes e todos impactados pelo devastador tiroteio na Lynch Arena em Pawtucket."