Laís Adriana e Circe Bonatelli | 17 de fevereiro de 2026 - 19h10

Trump anuncia primeiros projetos bilionários com investimento japonês nos EUA

Iniciativas envolvem petróleo e gás no Texas, energia em Ohio e minerais críticos na Geórgia

INTERNACIONAL
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (17) os três primeiros projetos que integram o investimento japonês no país, previsto no acordo comercial firmado entre Washington e Tóquio. Os aportes fazem parte de um compromisso total de US$ 550 bilhões em investimentos do Japão nos EUA.

“Nosso enorme acordo comercial com o Japão acaba de ser lançado!”, escreveu Trump nas redes sociais.

Segundo o presidente norte-americano, os projetos contemplam as áreas de petróleo e gás no Texas, geração de eletricidade em Ohio e exploração de minerais críticos na Geórgia.

De acordo com a publicação, a usina de energia a gás em Ohio será a maior já construída no país. Já a instalação de gás natural liquefeito (GNL) no Golfo da América — como Trump se referiu à região — terá foco na ampliação das exportações energéticas dos Estados Unidos.

“A escala desses projetos é tão grande e não poderia ser realizada sem uma palavra muito especial, tarifas”, afirmou o presidente.

Ele acrescentou que a iniciativa em minerais críticos na Geórgia busca reduzir a dependência externa. “Nossa instalação de minerais críticos encerrará nossa dependência tola de fontes estrangeiras”, declarou.

Os investimentos integram a contrapartida japonesa no âmbito do acordo comercial firmado entre os dois países. O pacote de US$ 550 bilhões prevê aportes em setores considerados estratégicos para a economia e para a segurança energética norte-americana.

Até o momento, não foram divulgados detalhes adicionais sobre cronogramas, empresas envolvidas ou etapas de implementação dos projetos.