Mulher morre arrastada por enxurrada na zona norte e Estado soma 17 vítimas
Temporal atingiu o Mandaqui; capital segue com alerta para pancadas nesta terça
CHUVAS EM SPUma mulher de 60 anos morreu após ser arrastada por uma enxurrada durante o temporal que atingiu a cidade de São Paulo na segunda-feira, 16. A ocorrência foi registrada no bairro do Mandaqui, na zona norte da capital, segundo a Defesa Civil do Estado. Com o caso, o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas no Estado paulista chega a 17 desde o início da Operação Chuvas 25/26.
De acordo com relatos de moradores, a vítima caiu na água em meio ao volume intenso da chuva e acabou ficando presa sob um veículo. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada a uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.
O registro eleva para oito o total de mortes causadas especificamente por enxurradas no Estado.
Nesta terça-feira de carnaval, 17, a cidade de São Paulo permanece com risco de novas pancadas de chuva entre a tarde e a noite. O alerta é do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura.
A tempestade da segunda-feira provocou uma série de transtornos na capital e em municípios da região metropolitana. Além de pontos de alagamento, houve registro de falta de energia elétrica.
As áreas mais atingidas foram a zona norte da capital e as cidades de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.
Em Guarulhos, a enchente também arrastou uma mulher e deixou pessoas ilhadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro vítimas foram resgatadas e levadas para um local seguro. Não houve registro de mortos ou feridos na cidade.
O episódio reforça o cenário de risco enfrentado por moradores de áreas vulneráveis durante temporais, especialmente em regiões com histórico de alagamentos e enxurradas.
A Operação Chuvas 25/26 começou em 1º de dezembro e segue até 31 de março. Desde então, 17 mortes relacionadas a temporais foram registradas no Estado de São Paulo.
Entre as ocorrências estão vítimas de deslizamentos, quedas de árvores, desmoronamento de muros, descargas elétricas, cabeças d’água e pessoas arrastadas por rios e enxurradas em diferentes municípios, como Campos do Jordão, Guarulhos, Juquitiba, Bauru, Ilhabela, Franca, Taubaté, Piracicaba, Salto e Indaiatuba, além da capital.
O caso mais recente ocorreu no domingo, 16 de fevereiro, quando a mulher foi arrastada pela enxurrada na zona norte paulistana.
As autoridades orientam que, em caso de chuva intensa, moradores evitem áreas alagadas, não tentem atravessar enxurradas e busquem abrigo seguro. Em situações de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Com a previsão de novas pancadas nesta terça-feira, o cenário exige atenção redobrada da população, especialmente em bairros historicamente afetados por alagamentos.