Estátua de Abel Braga vira tributo de torcedores idealizado por Marun e presidente da FIERGS
Monumento foi inaugurado nesta segunda (16), no Bar do Tato, em Atlântida, e exalta decisão do técnico de voltar ao Inter para evitar rebaixamento
HOMENAGEMO legado de Abel Braga no Internacional ganhou forma de bronze no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (16), uma estátua do treinador foi inaugurada no tradicional Bar do Tato, na Praia de Atlântida, em homenagem organizada por um grupo de torcedores colorados. A ideia partiu do advogado e ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, Carlos Marun, e do empresário Cláudio Bier, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
A escultura é uma doação de colorados históricos: além de Marun e Bier, assinam a homenagem Rogério Ferrari, Aluizio Merlin Ribeiro, Vitor Silveira, Felipe Vieira, Jorge Feres Uequed, Sadi Andrighetto e João P. Lamana Paiva. O evento de inauguração reuniu moradores, veranistas e torcedores na frente do bar, ponto de encontro conhecido da região.
O local não foi escolhido por acaso. Abel costuma frequentar Atlântida e se hospedar na casa de Élio Carravetta, coordenador do programa de desenvolvimento do Inter. A estátua retrata o ex-treinador sentado, vestindo camisa colorada e segurando uma taça de vinho, bebida favorita do atual diretor técnico do clube.
Segundo os organizadores, a homenagem vai além dos títulos. A ideia surgiu depois do Brasileirão de 2025, quando Abel saiu da aposentadoria, aceitou assumir o Inter nas duas rodadas finais e ajudou a evitar o segundo rebaixamento da história colorada. Ele trabalhou sem salário, em uma espécie de “missão” para salvar o clube.
Em conversa ao jornal A Crítica, Carlos Marun explicou que o objetivo do grupo é eternizar essa atitude. Para ele, o gesto de Abel pesa tanto quanto qualquer taça. “Técnicos vitoriosos nós já tivemos muitos. Felizmente, o Internacional é um clube vitorioso. Mas essa atitude de aceitar o desafio, ver que o Inter realmente seria rebaixado, sair da zona de conforto, trabalhar de graça, descer de graça para Porto Alegre para tentar em dois jogos salvar o Internacional do rebaixamento, isso é fundamental e louvável”, afirmou.
Marun diz que a estátua também mira as novas gerações de torcedores. “O que nós estamos fazendo não é para nós, é mais para essa gurizada, essa criançada que está aí. Eles é que precisam valorizar caráter, dignidade, amor ao clube, que foi o que o Abel fez naquele momento”, completou o ex-ministro.