VÍDEO: Policiais fantasiados de Scooby-Doo e Chaves prendem suspeitos em blocos
Delegacia usa fantasias em blocos de carnaval para infiltrar agentes, flagrar roubos de celular e tráfico e recuperar aparelhos
SEGURANÇAA Polícia Civil de São Paulo tem usado fantasias para infiltrar equipes nos blocos de carnaval da capital e prender suspeitos que agem em meio aos foliões. Desde o fim de semana passado, dentro da Operação Carnaval, a estratégia já ajudou na recuperação de mais de 60 celulares roubados ou furtados, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
No sábado (14), agentes fantasiados como personagens do desenho Scooby-Doo atuaram em blocos na região do Paraíso, zona sul. Três suspeitos de roubo de celulares foram detidos, e oito aparelhos foram recuperados. A operação também contou com um policial usando traje inspirado na série Round 6.
No domingo (15), a ação se repetiu em blocos da região da República, no centro. Desta vez, os investigadores se disfarçaram de personagens da Turma do Chaves. O resultado foi a prisão de três homens por tráfico de drogas e de duas mulheres por receptação de celulares furtados.
De acordo com a Polícia Civil, o uso de fantasias complementa outras frentes de policiamento e ajuda a mapear como os grupos criminosos atuam em grandes eventos. Segundo a corporação, a atuação disfarçada “permite identificar com mais precisão o modus operandi de grupos criminosos que se aproveitam de grandes eventos para praticar delitos, especialmente furtos, tráfico e receptação”.
A estratégia com policiais fantasiados vem sendo usada desde o carnaval de 2024. Neste ano, equipes à paisana seguem destacadas em pontos considerados estratégicos da capital, como Ibirapuera, Consolação e Paraíso, com foco na prevenção e repressão a crimes patrimoniais durante os blocos de rua.
A Secretaria de Segurança Pública informa que as ações da Operação Carnaval seguem em andamento, mas não divulgou o balanço total de furtos e roubos de celulares registrados nos blocos até agora.