Redação | 16 de fevereiro de 2026 - 12h45

VÍDEO: Wagner Moura fala português no Spirit Awards e celebra cinema brasileiro

Ator anuncia prêmio em português, vê Adolpho Veloso vencer por fotografia e noite termina com troféu de filme internacional para o Brasil

CINEMA NACIONAL
Wagner Moura anuncia em português o prêmio de melhor fotografia para Adolpho Veloso, em noite de destaque do cinema brasileiro no Spirit Awards. - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

Wagner Moura roubou a cena no Film Independent Spirit Awards, no domingo (15), nos Estados Unidos, ao trocar o inglês pelo português na hora de anunciar o vencedor de melhor fotografia. No palco, ele seguiu o protocolo da cerimônia até revelar o ganhador. "O Film Independent Spirit Award vai para...", disse em inglês, antes de completar em português: "Eu tô muito feliz com isso: Adolpho Veloso!".

O prêmio foi para o brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem. A reação do público e o tom descontraído do anúncio circularam nas redes sociais, pela forma como o Brasil foi colocado em destaque na premiação.

Ao subir ao palco, Veloso brincou com o encontro entre dois brasileiros diante da plateia internacional. "No palco, com ele e comigo, já tem um carnaval aqui", disse. Em seguida, destacou o momento do País no cinema e a importância da representatividade: "Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes".

O diretor de fotografia ainda encerrou o discurso misturando torcida e identidade. "Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!", completou, arrancando risos e aplausos.

Além da vitória em fotografia, o Brasil também levou o prêmio de melhor filme internacional com O Agente Secreto, que superou os concorrentes Tudo que Resta de Você (Jordânia), On Becoming a Guinea Fowl (Zâmbia), Um Poeta (Colômbia) e Sirát (Espanha).

Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou a conquista ao ator alemão Udo Kier, que morreu em novembro, aos 81 anos. "Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente", afirmou. O Agente Secreto foi o último trabalho do ator.