Carlos Guilherme | 16 de fevereiro de 2026 - 11h30

Prefeitura de Dourados inicia obra de centro para tratamento de álcool e drogas

Unidade CAPS AD III recebe R$ 4,8 milhões do Novo PAC e deve ficar pronta até o fim do ano no Jardim Novo Horizonte

INTERIOR
Obra do CAPS AD III começa na Rua Abílio de Mattos Pedroso, no Jardim Novo Horizonte, em Dourados, com recursos do Novo PAC Saúde. - (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados, a 250 km de Campo Grande, deu início à construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), voltado ao atendimento de pessoas em tratamento por dependência de álcool e outras drogas. A unidade será erguida na Rua Abílio de Mattos Pedroso, nº 1565, no Jardim Novo Horizonte, com investimento de R$ 4.825.527,58 do Novo PAC Saúde.

O prédio terá 722,92 m² de área construída em um terreno de 7.802,56 m² do município. A ordem de serviço será assinada na manhã desta quinta-feira (19), em cerimônia com o prefeito Marçal Filho, o secretário de Obras Públicas, Jorge De Lúcia, o secretário de Saúde, Marcio Figueiredo, vereadores e convidados. A previsão é que a obra seja entregue até o fim do ano.

Obra do CAPS AD III começa na Rua Abílio de Mattos Pedroso, no Jardim Novo Horizonte, em Dourados, com recursos do Novo PAC Saúde - (Foto: Divulgação)

De acordo com a prefeitura, o CAPS AD III terá sala de acolhimento e espera, salas para atividades em grupo, farmácia, sala de aplicação de medicação, espaço de convivência, refeitório, sala de repouso, cozinha, banheiros coletivos, áreas de apoio e lavanderia. Para o secretário de Saúde, Marcio Figueiredo, a estrutura deve permitir um atendimento mais humanizado às pessoas em tratamento.

Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços públicos de saúde mental que atendem pessoas em intenso sofrimento psíquico e também casos ligados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Em Dourados, quando o CAPS AD III estiver em funcionamento, a unidade contará com equipe multiprofissional para oferecer cuidado contínuo, acompanhamento clínico e apoio psicossocial a usuários e familiares, além de suporte a outros serviços de saúde.

O modelo CAPS AD III é destinado a municípios com mais de 150 mil habitantes e atende pessoas em diferentes situações relacionadas ao consumo de álcool e drogas. Entre as ações previstas estão acolhimento em momentos de crise, apoio psicológico, terapias individuais e em grupo, além de atividades terapêuticas, artísticas, culturais e de socialização para fortalecer vínculos e estimular a autonomia.

As equipes também vão atuar na orientação e no apoio para inclusão em escola, trabalho e vida comunitária, construindo o Projeto Terapêutico Singular em conjunto com o paciente e a família. O atendimento será integrado à rede de saúde, em articulação com Unidades Básicas de Saúde, hospitais gerais, Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos.