Grêmio e Juventude empatam na Arena e deixam semifinal aberta
Tetê marca para o Tricolor, Patryck iguala no segundo tempo e decisão fica para Caxias do Sul
GAUCHÃOGrêmio e Juventude ficaram no empate por 1 a 1 na noite deste domingo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. O Tricolor saiu na frente ainda no primeiro tempo, com gol de Tetê, mas viu o time de Caxias do Sul reagir na etapa final e buscar a igualdade com Patryck.
Mesmo com um jogador a menos nos minutos finais, após a expulsão de Léo Oliveira, o Juventude segurou o resultado e manteve a invencibilidade na competição, agora com quatro vitórias e quatro empates em oito partidas.
O Juventude começou melhor e levou perigo em cobrança de falta. Após cruzamento, Messias cabeceou por cima do gol. O Grêmio respondeu com chute forte e rasteiro de Dodi da intermediária, defendido por Jandrei.
Com o passar dos minutos, o Tricolor passou a controlar as ações e pressionar no campo ofensivo. A insistência foi recompensada aos 38 minutos. Willian recebeu pela esquerda e fez cruzamento preciso para Tetê, que desviou de cabeça no canto. Jandrei ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
Antes do intervalo, o Juventude quase empatou. Manuel Castro recebeu de Gabriel Taliari na direita da área e finalizou forte, para fora.
Na volta do intervalo, o Juventude ajustou a pontaria. Aos 11 minutos, Gabriel Pinheiro lançou com precisão desde o campo de defesa para Patryck. O lateral invadiu a área pela esquerda e finalizou firme para empatar.
O Grêmio tentou reagir e assustou em cruzamento de Jefinho que quase enganou Jandrei. Do outro lado, Gabriel Taliari obrigou Weverton a fazer grande defesa após receber bola levantada por Luis Mandaca.
Na reta final, o Juventude ficou com um jogador a menos. Léo Oliveira acertou a mão no rosto de Arthur. Após revisão do VAR, o árbitro interpretou como agressão e aplicou o cartão vermelho. O volante havia entrado há apenas 20 minutos.
Mesmo com superioridade numérica, o Grêmio não conseguiu transformar a pressão em chances claras. A equipe demonstrou nervosismo e encontrou dificuldades para furar a defesa bem organizada do Juventude.
Os dois times terão a semana livre para preparação. O jogo de volta será no próximo domingo, às 18h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Grêmio joga por empate no confronto de volta. Em caso de igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis. Quem avançar enfrenta Ypiranga ou Internacional na final do Estadual.
A semifinal segue aberta, com promessa de clima intenso na serra gaúcha.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 JUVENTUDE
GRÊMIO - Weverton; João Pedro (Gabriel Mec), Balbuena, Viery e Marlon; Dodi (André), Arthur Melo e Willian (Jefinho); Tetê (Enamorado), Pavón e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
JUVENTUDE - Jandrei; Gabriel Pinheiro, Messias e Abner; Nathan Santos (Raí Ramos), Lucas Mineiro (Léo Oliveira), Luis Mandaca e Patryck; Manuel Castro (Juan Christian), Gabriel Taliari (Pablo Roberto) e Alisson Safira (Iba Ly). Técnico: Maurício Barbieri.
GOLS - Tetê, aos 38 minutos do primeiro tempo. Patryck, aos 11 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Marlon, Enamorado e Carlos Vinícius (Grêmio). Luis Mandaca (Juventude).
CARTÃO VERMELHO - Léo Oliveira (Juventude).
ÁRBITRO - Wagner Silveira Echevarria.
PÚBLICO - 21.543 pagantes (21.740 presentes).
RENDA - R$ 997.061,58.
LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).