Iury de Oliveira | 15 de fevereiro de 2026 - 10h15

Judocas de MS são convocados para treinos da seleção brasileira paralímpica

Hellen Machado e Gabriel Rodrigues integram grupo de 27 atletas que participará da primeira fase de treinamentos no CT Paralímpico, em São Paulo

JUDÔ PARALÍMPICO
Gabriel Rodrigues (de branco), do ISMAC, representam Mato Grosso do Sul em treinos da Seleção Brasileira de judô paralímpico em São Paulo. - (Foto: Arquivo Pessoal)

Dois judocas de Mato Grosso do Sul vão representar o Estado na primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira de judô para deficientes visuais. Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Ferreira Rodrigues foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais e se apresentam entre os dias 20 e 26 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, ao lado de outros 25 atletas do país.

De acordo com a convocação, Hellen vai disputar a categoria até 60 kg, na classe J2. Em 2024, ela representou Campo Grande no Grand Prix de Judô realizado na Geórgia, quando liderava o ranking da categoria. Na época, ao comentar a presença em competições internacionais, destacou que o trabalho “de formiguinha” começava a trazer resultados.

No ano passado, a sul-mato-grossense também foi chamada para defender o Brasil na Copa do Mundo da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos), em Tbilisi, capital da Geórgia. A participação integrou o início do ciclo de preparação voltado para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028.

Judoca Hellen Machado

Gabriel Ferreira Rodrigues foi convocado para a categoria até 70 kg, na classe J1, destinada a atletas com grau maior de deficiência visual. Ele já soma conquistas importantes na carreira: foi campeão brasileiro, bicampeão do Parapan Jovens e tem no currículo uma medalha de prata no Grand Prix do Cazaquistão.

Os dois judocas treinam pelo ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), referência na formação de atletas com deficiência visual em Mato Grosso do Sul. A convocação recoloca o clube em evidência no cenário nacional do judô paralímpico, com representantes nas duas principais classes da modalidade.

A comissão técnica da Seleção Brasileira para esse período de treinos será formada pelos treinadores Alexandre Garcia, Edinanci Fernandes e Jaime Bragança. O grupo reunirá atletas de diferentes regiões do país, com representantes do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A fase de treinamento no CT Paralímpico em São Paulo faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais e integra o planejamento da equipe em busca de resultados internacionais no ciclo até 2028. Para Hellen e Gabriel, a convocação significa mais um passo na continuidade de uma trajetória construída com conquistas nacionais e presença em competições fora do país.