Redação | 14 de fevereiro de 2026 - 10h15

Tereza Cristina diz que nota em defesa de Toffoli não representa bancada do PP

Senadores do Progressistas afirmam que posição da federação não foi debatida no Senado

RACHADURA NO PP
Tereza Cristina afirma que nota da Federação União Progressista não representa bancada do PP no Senado - (Foto: Divulgação)

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, no fim da noite de ontem, que a bancada do Progressistas no Senado não participou nem autorizou a nota divulgada pela Federação União Progressista em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Em publicação nas redes sociais, a parlamentar declarou que a posição da federação “não foi previamente debatida nem contou com a anuência desta bancada” e, portanto, “não pode ser interpretada como representativa dos senadores do PP”.

O esclarecimento foi assinado também pelos senadores Dr. Hiran (RR), Esperidião Amin (SC), Luis Carlos Heinze (RS) e Margareth Buzetti (MT).

Nota da federação - Horas antes da manifestação de Tereza Cristina, a Federação União Progressista — formada por União Brasil e PP — havia divulgado nota pública em que declara “confiança” no ministro Dias Toffoli após a troca de relatoria no caso Banco Master.

No texto, a federação afirma haver preocupação com “narrativas que querem colocar a opinião pública contra o ministro Dias Toffoli”.

“É preciso ponderar que as injustiças acontecem quando se tem apenas um lado de uma versão repetida inúmeras vezes sem base sólida”, diz o comunicado. A nota acrescenta que se trata de “uma versão caluniosa, que passa a ser verdadeira justamente pela repetição”.

Embora não tenha mencionado diretamente o conteúdo da nota em sua publicação, o posicionamento de Tereza Cristina indica um distanciamento da bancada do PP no Senado em relação ao apoio institucional manifestado pela federação.

O episódio evidencia divergências internas sobre o tema e ocorre em meio às discussões envolvendo o nome de Toffoli no caso Banco Master.