Receita apreende R$ 1 milhão em mercadorias ilegais na região de Dourados
Operação Arco de Controle fiscalizou rodovias e reteve bebidas, celulares, cigarros e medicamentos proibidos
COMBATE AO CONTRABANDOUma operação da Receita Federal resultou na apreensão de pelo menos R$ 1 milhão em mercadorias ilegais trazidas do Paraguai. A ação, denominada Arco de Controle, foi realizada entre segunda-feira (9) e quinta-feira (12) na região de Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande.
O objetivo foi reforçar o combate à comercialização e à distribuição de produtos estrangeiros provenientes de contrabando ou descaminho. Para isso, a fiscalização foi intensificada nas rodovias da região, com abordagem de veículos suspeitos de transportar mercadorias sem documentação regular.
Produtos apreendidos - De acordo com nota divulgada pela Receita Federal nesta sexta-feira (13), foram apreendidos veículos e diversos tipos de mercadorias. Entre os itens retidos estão bebidas, celulares, pneus, cigarros comuns, eletrônicos e medicamentos utilizados para emagrecimento cuja venda é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O órgão não informou a quantidade exata de produtos apreendidos, mas destacou o risco representado por parte da carga interceptada.
“Esses produtos representam risco à saúde e reforçam a importância do controle aduaneiro para proteger a população”, informou a Receita Federal.
A região de Dourados é considerada estratégica por estar próxima à fronteira com o Paraguai, rota frequente para entrada irregular de mercadorias no país. A operação integra ações de fiscalização voltadas ao enfrentamento do comércio ilegal, que impacta tanto a arrecadação tributária quanto a segurança sanitária.
A Receita Federal não detalhou se houve prisões durante a operação, nem o destino dos veículos apreendidos.