Agência Brasil | 13 de fevereiro de 2026 - 11h25

Anvisa e Inmetro fiscalizam pomadas, bebidas e fantasias de carnaval

Ação 'Tô de Olho Na Folia' verifica selos e coíbe venda de cigarros eletrônicos na Bahia e no Distrito Federal

SAÚDE
Anvisa e Inmetro intensificam fiscalização de produtos comercializados durante o carnaval. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Produtos usados e consumidos durante o carnaval estão na mira de uma força-tarefa nacional nesta sexta-feira (13). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia participam da ação Tô de Olho – Na Folia, com foco na fiscalização e orientação sobre itens comercializados no período.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

No Distrito Federal e na Bahia, o trabalho da vigilância sanitária concentra atenção nas pomadas e pastas para modelar cabelos e no consumo de bebidas alcoólicas. Em Salvador, uma equipe formada por quatro representantes da vigilância municipal e quatro da vigilância estadual realiza inspeções em salões de beleza localizados em shoppings para verificar a regularidade das pomadas capilares.