IPTU em Campo Grande: veja quem deve pagar hoje e quem pode aproveitar o desconto à vista
O último dia para pagar o IPTU com 10% de desconto em Campo Grande está gerando dúvidas entre os contribuintes
IPTU EM DÚVIDANesta quinta-feira (11), é o último dia para quem deseja pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Campo Grande com o desconto de 10% à vista ou para quem optou pelo parcelamento do imposto. Apesar disso, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre quem deve pagar e quem pode aproveitar o benefício.
O pagamento com desconto é uma oportunidade para reduzir o valor total do imposto. No entanto, há uma situação que pode gerar confusão: cerca de 15 mil boletos de um total de 432 mil foram suspensos devido a uma ordem judicial, já que a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) questionou o aumento no valor do imposto, alegando que os valores dos imóveis aumentaram mais do que a inflação ou a alíquota do imposto.
A Prefeitura de Campo Grande já informou que, para os boletos não suspensos, o pagamento continua normalmente. Para saber se o boleto está suspenso ou não, os contribuintes devem acessar o site oficial e colocar o número de inscrição do imóvel para gerar um novo boleto, com opções de desconto à vista ou de parcelamento.
Se o boleto estiver suspenso, será exibido um alerta vermelho no site, informando a situação. Quem ainda estiver com dúvidas pode entrar em contato com a Prefeitura pelo WhatsApp (67 99677 8623) ou acessar o passo a passo que foi disponibilizado em vídeo no perfil oficial da Prefeitura no Instagram.
Apesar da orientação para que os cidadãos busquem informações online, algumas pessoas ainda se dirigiram à Central do Cidadão em busca de ajuda, gerando filas logo pela manhã. A Prefeitura afirmou que está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível, mas ainda não há uma data definida para liberar os boletos que precisam ser ajustados com base apenas na inflação, que foi de 5,32%. A Justiça deu um prazo de 30 dias para que as alterações sejam feitas.
Com um total de 485 mil imóveis cadastrados, a Prefeitura de Campo Grande enviou cerca de 432,7 mil carnês de IPTU no final de 2025, com 363.207 boletos para prédios e 69.505 boletos para terrenos. A situação está gerando uma grande expectativa entre os contribuintes, com a esperança de que os ajustes sejam feitos rapidamente.