Maria Edite Vendas | 12 de fevereiro de 2026 - 07h00

MS confirma alta de casos de dengue e chikungunya em 2026

Boletim da SES aponta 79 confirmações de dengue e nenhuma morte até a 5ª semana epidemiológica

SAÚDE
Mato Grosso do Sul soma 816 casos prováveis de dengue e mais de mil de chikungunya em 2026. - (Foto: Álvaro Rezende)

Mato Grosso do Sul contabiliza 816 casos prováveis de dengue em 2026, sendo 79 já confirmados. Os dados constam no boletim epidemiológico da 5ª semana, divulgado nesta quarta-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, não há registro de óbitos confirmados ou em investigação relacionados à doença.

De acordo com o levantamento, nos últimos 14 dias os municípios de Paraíso das Águas, Jardim, Jaraguari, Costa Rica, Rio Brilhante, Cassilândia, Maracaju, Itaporã, Chapadão do Sul, Ponta Porã e Dourados apresentaram baixa incidência de casos confirmados.

Vacinação avança no Estado

O boletim também traz dados sobre a campanha de vacinação contra a dengue. Até agora, 223.322 doses foram aplicadas no público-alvo. O Estado recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo a SES, essa é a faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.

Chikungunya supera mil casos prováveis

Além da dengue, Mato Grosso do Sul já soma 1.061 casos prováveis de chikungunya em 2026. Desse total, 367 foram confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O boletim também confirma sete casos da doença em gestantes.

Orientação à população

A Secretaria de Estado de Saúde reforça o alerta para que a população evite a automedicação. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça ou manchas na pele, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município para avaliação médica.