Redação O Estado de S. Paulo | 11 de fevereiro de 2026 - 17h00

James Van Der Beek morre aos 48 anos após luta contra câncer

Ator de Dawson's Creek faleceu nesta quarta, segundo comunicado da esposa nas redes sociais

LUTO
James Van Der Beek ficou conhecido mundialmente por protagonizar a série Dawson's Creek. - (Foto: Instagram/James Van Der Beek)

O ator americano James Van Der Beek morreu na manhã desta quarta-feira, 11, aos 48 anos. A informação foi divulgada por sua esposa, Kimberly Van Der Beek, em uma publicação no Instagram. Segundo ela, o artista “morreu em paz” e enfrentou os últimos dias com “coragem, fé e serenidade”.

“Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a importância do tempo. Esses dias chegarão. Por ora, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda de nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo”, escreveu Kimberly.

James deixa a esposa e seis filhos: Olivia, Annabel, Emilia, Gwendolyn, Joshua e Jeremiah.

O ator tratava um câncer colorretal em estágio 3. A doença foi diagnosticada após uma colonoscopia realizada em agosto de 2023. A informação, no entanto, só se tornou pública em novembro de 2024.

O câncer colorretal é a mesma enfermidade que vitimou a cantora Preta Gil no ano passado.

Natural de Connecticut, nos Estados Unidos, Van Der Beek ganhou projeção internacional ao interpretar Dawson Leery na série Dawson’s Creek, exibida entre 1998 e 2003. No seriado, ele viveu um adolescente que atravessa os dilemas do fim do ensino médio e o início da vida adulta, em meio a conflitos amorosos e amizades intensas. A produção teve seis temporadas e se tornou um dos ícones da televisão dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Em 1999, o ator estrelou o filme Varsity Blues, ao lado de Jon Voight e Paul Walker. No longa, interpretou um quarterback reserva que assume a liderança de um time de futebol americano do Texas após a lesão do titular. Com o passar dos anos, o filme conquistou status cult entre os fãs do gênero.

Ao longo da carreira, Van Der Beek participou de diversos projetos no cinema, na televisão e no teatro. Entre os trabalhos na TV estão as séries How I Met Your Mother, Não Confie na P--- do Apartamento 23, CSI: Cyber e Pose.

No cinema, atuou em produções como Texas Rangers – Acima da Lei (2001), As Regras da Atração (2002), Traição em Formosa (2009), Refém da Paixão (2013) e Bad Hair (2020).