Iury de Oliveira | 10 de fevereiro de 2026 - 14h48

Saúde lidera prioridades de Jota Pereira na abertura do ano legislativo em Vicentina

Vereador cobra redução de filas por exames e cirurgias e defende integração entre poderes para avançar em políticas públicas

CÂMARA MUNICIPAL
O vereador Jota Pereira destacou as principais demandas da população - (Foto: Divulgação)

O início do ano legislativo em Vicentina começa com a saúde pública no centro das atenções. Antes da primeira sessão ordinária de 2026, marcada para esta terça-feira (10), às 19h, o vereador Jota Pereira destacou as principais demandas da população e as prioridades de seu mandato.

Segundo o parlamentar, a área da saúde segue como a principal preocupação dos moradores, especialmente diante dos desafios da regionalização do atendimento e da dependência dos serviços de alta complexidade ofertados pelo Governo do Estado.

“O município faz a sua parte na saúde básica, mas existe a questão da alta complexidade, que depende do Estado. Temos pacientes que ficam dois, três meses aguardando exames ou procedimentos, como cirurgias eletivas e atendimentos especializados, e isso exige maior atenção do poder público”, afirmou.

Jota citou como exemplo pacientes diabéticos que aguardam tratamento oftalmológico e outros procedimentos especializados, reforçando que a saúde continuará sendo sua principal pauta de atuação.

“A minha pauta número um sempre foi e sempre será a saúde. Vamos continuar trabalhando e fiscalizando para melhorar o atendimento à população”, reforçou.

Além da saúde, o vereador destacou a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo para garantir avanços nas políticas públicas do município. Ele também citou a necessidade de investimentos em infraestrutura, educação e políticas voltadas às crianças com transtorno do espectro autista e à população da terceira idade.

Entre os projetos já protocolados na Câmara, Jota Pereira destacou iniciativas voltadas à organização urbana e à segurança da população. Um dos projetos prevê a identificação de cabos de empresas de telefonia, energia e internet que frequentemente ficam soltos ou caídos nas vias públicas, representando risco de acidentes.

“Esses cabos acabam ficando jogados nas ruas e podem causar acidentes com pedestres. Precisamos organizar e fiscalizar melhor esse serviço”, explicou.

O vereador também estuda propostas voltadas ao setor de bares, restaurantes e estabelecimentos similares, além de iniciativas de apoio às famílias de crianças com autismo.

A primeira sessão ordinária do ano está marcada para as 19h desta terça-feira, quando o presidente da Câmara deverá apresentar as diretrizes para o início dos trabalhos legislativos de 2026. A reportagem aguarda o posicionamento do presidente da Câmara de Vereadores de Vicentina para complementar a matéria após a sessão.