Pesquisa Futura/Apex mostra Lula com desaprovação maior que aprovação
Levantamento indica avaliação negativa do governo e coloca presidente atrás de Flávio Bolsonaro em cenários eleitorais
PESQUISA ELEITORALO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é desaprovado por 52,5% dos brasileiros, segundo pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (10). O índice de aprovação do presidente chega a 43,4%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Os dados revelam um cenário de desgaste na imagem do presidente quando comparados a outros levantamentos recentes. Pesquisas como as realizadas pelos institutos Quaest e AtlasIntel, por exemplo, vêm apontando Lula à frente em simulações eleitorais, ainda que com variações nos percentuais. A diferença de resultados reforça a leitura de um eleitorado dividido e de um ambiente político em constante oscilação.
Além da aprovação pessoal, a Futura/Apex também avaliou a percepção da população sobre o governo federal. Para 31,3% dos entrevistados, a gestão é considerada ótima ou boa. Outros 20,2% avaliam como regular. Já 46% classificam o governo como ruim ou péssimo. Um total de 2,5% não soube ou não quis opinar.
Nas simulações de primeiro turno para a eleição presidencial, Lula aparece atrás do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em quase todos os cenários testados. Em uma das simulações, que inclui Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), o presidente soma 35,9% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro alcança 37,2%.
Quando Ratinho Junior é substituído pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), o resultado se mantém equilibrado, mas ainda desfavorável ao petista. Nesse cenário, Lula registra 35,3% e Flávio Bolsonaro, 35,7%.
Em outra simulação, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o presidente aparece com 35,4%, contra 38,7% do senador.
O único cenário em que Lula lidera a disputa contra Flávio Bolsonaro é quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entra na corrida. Nesse caso, o presidente soma 36,7% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 34,2%, e Tarcísio, com 9,8%.
Nos cenários de segundo turno, a pesquisa aponta derrotas de Lula para todos os principais adversários testados. Contra Flávio Bolsonaro, o petista teria 42% das intenções de voto, enquanto o senador alcançaria 48,2%. Diante de Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 41,4%, contra 47,4% do governador paulista. Já em um eventual confronto com Ratinho Junior, o presidente teria 42,1%, ante 45,2% do adversário.
A pesquisa Futura/Apex ouviu 2.000 pessoas por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador, realizadas entre os dias 3 e 7 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02276/2026.
Os números indicam que, apesar de ainda figurar de forma competitiva em alguns cenários, o presidente enfrenta dificuldades na avaliação popular e teria desafios significativos em uma eventual disputa eleitoral, especialmente em confrontos diretos no segundo turno.