João Fonseca diz estar 100% fisicamente para defender título em Buenos Aires
Brasileiro campeão em 2025 afirma viver fase mais madura e mira nova campanha no ATP 250
TÊNISAtual campeão do ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca já está na Argentina para a disputa do torneio e garante estar recuperado fisicamente para tentar defender o título. O tenista brasileiro, de 19 anos, afirmou que superou os problemas físicos que atrapalharam o início da temporada e chega em boas condições para competir no saibro.
“Não consegui ter um bom começo de ano por problemas físicos, mas agora já estou 100% e jogando em um bom nível no saibro. Comecei treinando no Rio e consegui treinar aqui ontem e hoje também, então é muito bom estar aqui jogando um bom tênis”, disse o carioca durante entrevista coletiva.
Fonseca destacou o peso simbólico de voltar a Buenos Aires como campeão e ressaltou que encara a experiência como algo raro na carreira de um atleta tão jovem. “Defender um título e ter essas experiências é para poucas pessoas. Acho que é preciso curtir essas vivências. Vim aqui para desfrutar, tentar jogar o meu melhor tênis e tentar ganhar novamente”, afirmou.
Em 2025, João Fonseca conquistou o título do torneio argentino com uma campanha marcante, eliminando quatro jogadores da casa. Na final, venceu Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1), em uma atuação sólida diante da torcida local.
O tenista também fez um balanço da temporada passada, seu segundo ano como profissional, e avaliou o aprendizado adquirido ao longo do circuito. “Obviamente tive altos e baixos, graças a Deus mais altos do que baixos. Houve momentos de mais pressão e expectativa da minha parte”, explicou.
Segundo ele, a reta final de 2025 foi determinante para o amadurecimento. “Ganhei Basel, que foi um torneio difícil, o meu primeiro título de ATP 500. Acho que terminei o ano muito mais experiente, mais maduro, sabendo lidar melhor com esse nível do Top 100”, disse.
Fonseca afirmou ainda que segue focado na evolução constante e nos grandes objetivos da carreira. “Sei que tenho que trabalhar cada vez mais para subir da posição em que estou e alcançar o meu sonho de ser número 1 do mundo e ganhar Grand Slams”, completou.
Atual 33º colocado no ranking de simples da ATP, João Fonseca aguarda o vencedor do confronto entre o argentino Facundo Díaz Acosta e o chileno Alejandro Tabilo para conhecer seu adversário na estreia do ATP 250 de Buenos Aires.