Voucher Desenvolvedor oferece 124 vagas gratuitas em curso técnico de TI em MS
Programa do Governo do Estado, em parceria com o Senac-MS, entra na reta final de inscrições e mira estudantes da rede pública em cinco municípios
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃOO prazo para participar da segunda edição do programa Voucher Desenvolvedor termina neste domingo (8). Ao todo, 124 vagas estão disponíveis para estudantes da rede pública de ensino de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os selecionados terão acesso gratuito ao curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, área em forte expansão no mercado de trabalho.
O programa é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS. A proposta é formar novos profissionais de tecnologia, ao mesmo tempo em que abre portas para alunos da escola pública que buscam qualificação e inserção no setor.
Podem participar estudantes da rede pública que estejam matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio e tenham renda per capita de até dois salários mínimos. As inscrições são feitas pelo site do Senac-MS.
As 124 vagas estão distribuídas da seguinte forma: Campo Grande (30), Dourados (30), Ponta Porã (30), Corumbá (14) e Três Lagoas (20). O curso tem carga horária de 1.200 horas e oferece formação técnica em desenvolvimento de sistemas, com possibilidade de estágio a partir do sexto mês.
Na primeira edição do Voucher Desenvolvedor, 238 alunos concluíram o curso, reforçando o programa como um dos principais caminhos de entrada de jovens sul-mato-grossenses no universo da tecnologia.
O Voucher Desenvolvedor integra o MS Qualifica, plano estadual de qualificação profissional voltado à produtividade e ao emprego. A estratégia do governo é focar em áreas com alta demanda de vagas e falta de mão de obra capacitada — cenário típico do setor de TI, que busca cada vez mais desenvolvedores e profissionais de tecnologia.
“Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, que vão estar capacitados para atuar nesta área em expansão”, destacou o governador Eduardo Riedel.
A expectativa do governo é que, além de garantir formação técnica sólida, o programa ajude a aproximar os estudantes das oportunidades de estágio e emprego em empresas locais e regionais, fortalecendo o ecossistema de tecnologia de Mato Grosso do Sul.