Tarcísio adia definição de vice e diz que escolha será negociada com partidos da base
Governador afirma que PL terá peso na decisão e evita antecipar disputa interna pela vaga
CENÁRIO POLÍTICOO governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a definição do vice em sua chapa à reeleição ficará para um momento posterior e será resultado de uma decisão construída em conjunto com os partidos que integram sua base de alianças. Segundo ele, o Partido Liberal (PL) terá papel relevante nesse processo.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (4), durante o lançamento de investimentos na área de habitação. Questionado sobre a formação da chapa, Tarcísio destacou que o debate ainda não está maduro e que a escolha exige cautela e diálogo político.
“Essa escolha será feita mais adiante e de forma conjunta. O PL é um partido superimportante para nós. Vamos apoiar o candidato do PL à Presidência da República, o que tem um significado grande”, afirmou o governador.
Tarcísio acrescentou que a expectativa é ampliar, junto ao eleitorado paulista, o apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto. A sinalização reforça o alinhamento político entre o governo paulista e o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Atualmente, o cargo de vice-governador é ocupado por Felício Ramuth (PSD), que segue como um dos nomes considerados para permanecer na chapa. Outro cotado é o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. Kassab já declarou publicamente que se sentiria “privilegiado” caso fosse escolhido para a função.
Além dos nomes ligados ao PSD, o PL também articula uma indicação. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, defende que o deputado estadual André do Prado seja o escolhido para ocupar a vaga de vice.
Diante das especulações e da disputa interna, Tarcísio evitou antecipar qualquer decisão e fez elogios ao atual vice-governador. Segundo ele, o momento é de avaliação e diálogo entre os aliados.
“Tenho hoje um vice excepcional, uma pessoa superpreparada. Precisamos ponderar isso com cuidado e, mais à frente, tomar uma decisão”, declarou.
A indefinição mantém em aberto a composição da chapa para a eleição estadual e evidencia o peso das negociações partidárias no desenho político do próximo pleito em São Paulo.