Agência Brasil | 06 de fevereiro de 2026 - 07h10

Inscrições para o Fies do 1º semestre de 2026 terminam hoje

Programa do MEC oferece mais de 67 mil vagas em faculdades privadas e reserva metade delas para estudantes de baixa renda

ATENÇÃO, ESTUDANTE!
Estudantes têm até 23h59 desta sexta-feira (6) para se inscrever no Fies do 1º semestre de 2026, que oferece mais de 67 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Estudantes que querem financiar as mensalidades do curso superior em instituições privadas têm até às 23h59 desta sexta-feira (6), horário de Brasília, para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026.

O programa, do Ministério da Educação (MEC), financia vagas em faculdades, universidades e centros universitários privados que aderiram ao Fies e têm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login na plataforma Gov.br. O candidato precisa informar um e-mail pessoal válido.

Cada estudante pode escolher até três opções de curso, turno, instituição e local de oferta, podendo alterar as opções até o fim do prazo de inscrição. A pré-seleção, porém, será feita para apenas uma dessas escolhas.

Na ficha de inscrição, é obrigatório informar o perfil do candidato, incluindo etnia/cor, se é ou não quilombola, se é pessoa com deficiência e se já concluiu o ensino superior.

Para 2026, o MEC vai oferecer 112.168 vagas de financiamento pelo Fies. Desse total, 67.301 vagas serão disponibilizadas já no primeiro semestre, distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior, em 19.834 cursos.

As vagas que não forem ocupadas nesta edição serão redistribuídas no processo seletivo do segundo semestre.

Podem se inscrever no Fies os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, desde que tenham:

Para vagas destinadas a pessoas com deficiência, será preciso comprovar a condição com laudo médico contendo o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente de nota no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Em caso de empate, o processo dá prioridade, nesta ordem, a quem:

  1. não concluiu o ensino superior e nunca teve financiamento estudantil;
  2. não concluiu o ensino superior, já teve financiamento e o quitou;
  3. concluiu o ensino superior e nunca teve financiamento;
  4. concluiu o ensino superior, já teve financiamento e o quitou.

Fies Social: financiamento integral para baixa renda

O processo seletivo inclui o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 810,50, em 2026) e com inscrição ativa no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Quem for pré-selecionado nessa modalidade e cumprir todos os requisitos poderá contratar financiamento integral, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.

Caso a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada identifique divergência entre a renda informada na inscrição e a renda real, poderá exigir documentos complementares para comprovação.

De acordo com o edital, o resultado da pré-seleção em chamada única será divulgado em 19 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados deverão acessar o sistema Fies Seleção para complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro.

Quem não for pré-selecionado na chamada única entra automaticamente na lista de espera, que será usada para preencher vagas remanescentes, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção a partir da lista de espera está prevista para o período de 26 de fevereiro a 10 de abril.