Redação | 05 de fevereiro de 2026 - 08h55

Como o Sebrae/MS ajuda pintores a se formalizarem como MEI: veja os passos principais

Com apoio do Sebrae, pintores de Campo Grande aprendem a formalizar seu negócio e aumentar as oportunidades de trabalho.

FORMALIZAÇÃO EM PINCEL
Palestra ministrada pelo Sebrae/MS teve como tema "Como se tornar MEI" - (Foto: Divulgação)

No último sábado de janeiro (24), o Sebrae/MS realizou uma palestra voltada para pintores em Campo Grande, com o objetivo de explicar os benefícios de se tornar Microempreendedor Individual (MEI). O evento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pintores Profissionais (ABRAPP) e a empresa Casa das Cores, reuniu cerca de 20 profissionais da área. Durante a palestra, os pintores receberam orientações sobre como regularizar sua atividade, emitir notas fiscais e garantir acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, por meio do INSS.

A coordenadora do Sebrae/MS, Andrea Barrera, destacou que a formalização ajuda o pintor a expandir seu mercado e atuar de maneira legalizada, além de poder oferecer seus serviços a empresas e outros clientes. Ela também enfatizou que o Sebrae oferece suporte gratuito, ajudando esses profissionais a se organizarem e crescerem de forma segura.

Andrea Barrera, coordenadora de Atendimento Territorial do Sebrae/MS, destacou a importância da formalização para os profissionais.

O coordenador da ABRAPP, Clemilson Barbosa, também comentou a importância dessa capacitação. Para ele, a qualificação contínua dos pintores é essencial para que eles possam se destacar no mercado. Misael Cabral, gerente da Casa das Cores, ressaltou que, embora muitos pintores invistam na parte técnica, a formalização como MEI é fundamental para garantir mais oportunidades e ampliar os negócios.

Os participantes da palestra, como Adriana Aparecida da Silva e Kaique Vinícius Marques de Araújo, viram a formalização como um passo importante para a segurança no trabalho e o aumento das possibilidades de crescimento.