Iury de Oliveira | 04 de fevereiro de 2026 - 13h10

Contrato de gestão define metas de cidadania em Mato Grosso do Sul

Secretaria de Cidadania foca em mulheres, comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e inclusão digital nos 79 municípios

CIDADANIA
Riedel assina contrato de gestão com a Secretaria de Cidadania, que estabelece metas de inclusão e promoção de direitos para 2026 em MS. - (Foto: Divulgação)

O governador Eduardo Riedel assinou, na terça-feira (3), o contrato de gestão com a Secretaria Estadual de Cidadania (SEC), definindo metas e projetos prioritários para 2026 voltados à promoção da cidadania em Mato Grosso do Sul. O documento estabelece ações de valorização e proteção das mulheres, planos estratégicos para comunidades tradicionais e população LGBTQIA+, além da continuidade de serviços inclusivos em todos os 79 municípios.

De acordo com a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza, o novo contrato mantém e aprofunda as políticas que já vêm sendo implantadas pela pasta. “Nosso contrato de gestão ele é a continuidade do que nós já estamos fazendo levando para os 79 municípios a política pública estabelecida, com fortalecimento do plano de governo para as comunidades tradicionais, LGBTQIA+, levando cidadania realmente a quem mais precisa”, afirmou. Ela explicou que o trabalho da secretaria se orienta pelos pilares definidos pelo Governo do Estado – gestão digital, inclusiva, sustentável e próspera – e citou ações que conectam diferentes públicos. “Seja o digital levando junto com a juventude e a pessoa idosa conectando essas gerações, sedo inclusivo ao olhar para as mães atípicas e avaliar o que podemos fazer enquanto Estado, assim como próspero como o programa Empretec Indígena e Quilombola, ao levar prosperidade a partir da realidade do seu território”, destacou.

Entre as prioridades da SEC estão programas e ações voltados às mulheres, tanto na geração de oportunidades quanto na prevenção à violência. “Pensar em todas as mulheres, sejam as que estão empreendendo, assim como a questão da segurança através de prevenção no que tange à violência contra elas. Nós estamos trabalhando desde os jovens até a pessoa idosa. Temos por exemplo o programa Protege, que faz um trabalho para que se sintam incluídas e protegidas”, pontuou Viviane Luiza.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, reforçou que a pasta concentra iniciativas relevantes de inclusão social, com impacto direto nas comunidades tradicionais e nas mulheres. “Temos ações relacionadas a comunidades tradicionais, quilombolas, a questão da preocupação com a mulher, com programas específicos que dão oportunidades para mulher ter cada vez mais espaço, tanto na questão de prosperidade, quanto na questão de inclusão”, afirmou. Ele também mencionou atividades voltadas aos grêmios estudantis, projetos de inclusão digital para pessoas idosas e ações direcionadas à juventude, ressaltando o esforço para atingir especialmente os municípios do interior. “A secretaria está conseguindo atingir e entrar mais nas cidades do interior”, avaliou.

Com 11 anos de existência, o contrato de gestão é apontado pelo governo como um programa de sucesso nacional. A ferramenta define, anualmente, os projetos e metas de cada secretaria, orientando o planejamento e a entrega de resultados. No caso da SEC, o foco é construir propostas inovadoras que melhorem os serviços públicos na área de cidadania e gerem efeitos diretos na vida da população, com políticas digitais, inclusivas, sustentáveis e prósperas voltadas a grupos historicamente vulnerabilizados.