Andreza de Oliveira | 04 de fevereiro de 2026 - 11h20

Anvisa interdita lote de leite condensado após detectar bactérias acima do limite

Produto da marca La Vaquita foi barrado por risco de intoxicação alimentar

SAÚDE
Leite condensado La Vaquita, interditado pela Anvisa - Foto: Reprodução

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do lote 183/B do leite condensado semidesnatado da marca La Vaquita após a identificação de bactérias em quantidade superior ao permitido pela legislação sanitária. A medida foi publicada na última segunda-feira (2) no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, o produto foi reprovado no teste de quantificação de estafilococos coagulase positiva, método que avalia a presença da bactéria Staphylococcus aureus em alimentos, bebidas e embalagens. O microrganismo é considerado oportunista e está presente com frequência em humanos e animais, mas pode representar risco quando encontrado em níveis elevados.

O resultado que embasou a decisão consta em laudo de análise fiscal emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). De acordo com a agência, a ingestão de alimentos contaminados com altas concentrações dessa bactéria pode provocar intoxicação alimentar e outros problemas de saúde.

Especialistas apontam que infecções agudas causadas pelo Staphylococcus aureus podem evoluir para quadros mais graves, já que a bactéria tem capacidade de se espalhar pelo organismo em determinadas condições.

A Anvisa informou que o produto é atribuído à empresa Apti Alimentos.