Ponte do Rio Negrinho fica submersa e prefeito avalia emergência
Chuva de 292,8 mm desde domingo alaga pontes em Rio Negro, encobre travessia na BR-419 e leva prefeitura a estudar decreto de emergência
CHUVAS INTENSASA chuva intensa em Rio Negro, a cerca de 160 km de Campo Grande, deixou totalmente submersa a ponte sobre o Rio Negrinho, afluente do Rio Negro, e levou a prefeitura a avaliar a decretação de situação de emergência. A estrutura fica na BR-419/MS, km 69,40, e pertence ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Vídeos gravados entre terça-feira (3) e a manhã desta quarta-feira (4) mostram a rápida elevação do nível da água: primeiro, a ponte começando a alagar; depois, já completamente encoberta, a ponto de não ser mais possível identificar a travessia. O Dnit informou que está verificando o caso com a área técnica.
Segundo o prefeito de Rio Negro, Henrique Ezoe, o cenário é preocupante. “Está tudo alagado. Se não parar de chover, daqui a pouco vou ter que decretar situação de emergência”, afirmou. Ele adiantou que a prefeitura fará vistoria em todas as pontes do município, tanto no Rio Negro quanto no Rio do Peixe.
De acordo com Ezoe, há pontes de concreto nos dois rios e uma ponte de madeira em área particular, no Rio do Peixe, cuja cabeceira já havia sido danificada. O objetivo agora é avaliar eventuais riscos à estrutura e ao tráfego, especialmente em áreas rurais.
Dados do meteorologista Natálio Abrahão indicam que, desde domingo (1º), já choveu 292,8 milímetros na área rural de Rio Negro, volume suficiente para provocar enchentes rápidas e alagamentos. Ao mesmo tempo, moradores se impressionaram com a cheia da Cachoeira do Rio do Peixe, que ganhou destaque nas redes sociais pelo grande volume de água.