TJMS e Arauco firmam parceria para reforçar proteção a mulheres e crianças em Inocência
Acordo acompanha instalação da fábrica de celulose e prevê ações educativas e de prevenção por cinco anos
PARCERIA SOCIALO Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) firmou, na semana passada, uma parceria estratégica com a Arauco S.A para implementar ações de enfrentamento à violência contra mulheres e de fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes na região de Inocência. O acordo acompanha a implantação da fábrica de celulose Sucuriú, empreendimento da multinacional chilena localizado às margens da rodovia MS-377, a cerca de 50 quilômetros do perímetro urbano do município.
Com investimentos estimados em US$ 4,6 bilhões, a unidade industrial tem início de operação previsto para 2027 e capacidade anual de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose, o que a colocará entre as maiores do mundo. As obras começaram em meados de 2025 e já impactam a dinâmica local, com a geração de renda e a criação de mais de 14 mil postos de trabalho ao longo da fase de construção.
Diante da expansão econômica e do crescimento populacional associados ao projeto, o TJMS propôs a parceria com vigência de 60 meses. O objetivo é fortalecer a rede de atendimento a mulheres, crianças e adolescentes, além de promover a igualdade de gênero e a inclusão social por meio de programas educacionais e campanhas de conscientização voltadas aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável.
O tribunal atuará por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ). Caberá ao TJMS capacitar profissionais da Arauco em temas legais, psicossociais e institucionais, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, bem como na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Para a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, que esteve à frente da Coordenadoria da Mulher nos últimos três anos, a iniciativa amplia o alcance das ações já desenvolvidas pelo Judiciário. “Nós atuamos de forma permanente em todo o Estado para fortalecer a rede de proteção e promover ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Parcerias com instituições privadas, como a Arauco, são fundamentais para ampliar o alcance dessas iniciativas, especialmente em regiões em desenvolvimento”, afirmou. A magistrada deixa a função para assumir uma cadeira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A desembargadora Elizabete Anache, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude, destacou que grandes empreendimentos trazem efeitos que vão além da economia. “A chegada de um empreendimento do porte da Arauco traz desenvolvimento e oportunidades, mas também impõe novos desafios sociais. O crescimento populacional de Inocência exige que o poder público e a iniciativa privada atuem de forma integrada e responsável”, avaliou.
O acordo também estabelece a criação de canais permanentes de cooperação entre diferentes áreas, como justiça, saúde, educação, habitação e assistência social. A proposta é qualificar a rede de apoio existente e melhorar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres, crianças e adolescentes.
“Este acordo simboliza exatamente isso: uma ação conjunta e preventiva para fortalecer a rede de proteção de crianças, adolescentes e mulheres, garantindo que o desenvolvimento econômico venha acompanhado de desenvolvimento humano, dignidade e segurança social”, acrescentou Elizabete Anache.
Na avaliação do presidente da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras, a parceria com o TJMS tende a gerar benefícios concretos para a população local. Segundo ele, a iniciativa pode servir de referência para outras empresas, ao mostrar que o setor privado também pode assumir um papel ativo na promoção do bem-estar social e no fortalecimento das comunidades onde atua.