Deputados abrem último ano da 12ª Legislatura com mensagem de Riedel
Sessão solene na Alems marca instalação da 4ª sessão legislativa e balanço de ações do governo em áreas como educação, saúde e saneamento
ABERTURA DOS TRABALHOSCom plenário cheio e presença de autoridades dos três poderes, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) abriu, na manhã desta terça-feira (3), a 4ª sessão legislativa, que marca o último ano de trabalho da 12ª Legislatura. A solenidade, realizada no Palácio Guaicurus, teve a participação do governador Eduardo Riedel (PSDB), que apresentou a mensagem do Executivo aos deputados estaduais.
Logo na chegada, os parlamentares foram recepcionados no saguão principal do Palácio Guaicurus, onde Riedel, seguindo o rito protocolar, passou em revista à tropa da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) no saguão Nelly Martins.
Em seguida, após a execução do Hino Nacional, autoridades e servidores acompanharam os trabalhos no Plenário Júlio Maia. Por causa do tempo chuvoso, não houve hasteamento das bandeiras, que tradicionalmente integra a cerimônia de abertura do ano legislativo.
Compuseram a mesa oficial o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), representando o Poder Legislativo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eduardo Machado Rocha, pelo Judiciário; o governador Eduardo Riedel, pelo Executivo; além da procuradora-geral de Justiça adjunta, Nilza Gomes, e do general do Exército Alcides Valeriano de Faria Junior.
Ao abrir a sessão solene, Gerson Claro agradeceu a presença das autoridades e, em cumprimento ao artigo 89 da Constituição Estadual, passou a palavra a Eduardo Riedel para leitura da mensagem do Executivo.
O governador começou destacando o trabalho dos servidores públicos e os resultados alcançados em parceria com o Governo Federal e a bancada federal de Mato Grosso do Sul, por meio de emendas parlamentares. Também ressaltou a relação institucional com a Alems.
“Sem qualquer vaidade, sei que apresentamos resultados exemplares advindos do trabalho coletivo. Mérito de poucas gestões Brasil afora que conseguiram trabalhar com tanta harmonia entre os Poderes, com grau elevadíssimo de convergência. Essa Casa jamais faltou com nosso Governo, quando estava em jogo os interesses de Mato Grosso do Sul, com poderosa visão de futuro, que nasce da nossa capacidade de fazer, responsabilidade de corrigir e inconformismo com resultados já alcançados”, afirmou Riedel.
Ao longo da mensagem, o governador apresentou números que, segundo ele, mostram avanços em diferentes áreas da gestão estadual. Na educação, Riedel citou a expansão das redes de ensino em tempo integral, que teriam crescido 62%. Ele também mencionou que Mato Grosso do Sul paga “o maior salário de professor concursado do Brasil”, além de figurar como o segundo estado que mais avançou na alfabetização na idade certa. Outro ponto destacado foi o fato de 45% dos alunos estarem matriculados em cursos técnicos.
Na área da saúde, o governador disse que o Estado segue com a política de regionalização dos atendimentos, com a implantação de quatro hospitais nas principais cidades, formando o que chamou de “cinturão de média complexidade”.
Riedel também apresentou dados sobre habitação, informando que 23 mil pessoas foram beneficiadas em programas habitacionais. No mercado de trabalho, afirmou que mais de 150 mil empregos foram criados, aproximando Mato Grosso do Sul de uma situação de quase pleno emprego.
No saneamento básico, o governador pontuou que o estado ocupa hoje a quarta posição no país, com 75% de cobertura de rede. A projeção, segundo ele, é chegar a 2028 com total cobertura e a liderança nacional no setor.
O chefe do Executivo ainda citou ações nas áreas de segurança pública, políticas sociais, meio ambiente e agronegócio. De acordo com Riedel, somados, os investimentos dos últimos dois anos ultrapassam R$ 80 bilhões, o que, na avaliação do governo, consolida Mato Grosso do Sul como referência em qualidade de vida e geração de oportunidades.
Compromisso com a democracia em ano eleitoral
Após a leitura, a mensagem do Executivo foi oficialmente recebida pelo presidente da Alems. “Tomo com a devida consideração a exposição que fez sobre os negócios do Estado”, afirmou Gerson Claro.
Ele ressaltou que 2026 será um ano desafiador, por se tratar de ano eleitoral, período em que o debate público costuma se intensificar. O presidente da Assembleia, porém, destacou que a Casa já demonstrou maturidade para separar o calendário eleitoral do seu papel institucional.
“A Assembleia já demonstrou maturidade política para separar o calendário eleitoral do seu dever institucional. Reforço a importância do diálogo. A democracia se fortalece quando o Parlamento atua com responsabilidade e equilíbrio e não vamos diminuir o ritmo”, disse Gerson Claro.
Ao enfatizar o diálogo entre poderes e o respeito às atribuições de cada um, o presidente sinalizou que a Alems pretende manter o ritmo de votações e discussões de projetos mesmo em meio ao clima eleitoral.
A sessão solene de instalação da 4ª sessão legislativa também contou com apresentação da banda musical da Polícia Militar, que participou do protocolo de abertura.
Com o início oficial dos trabalhos, deputados estaduais retomam a pauta de projetos e debates na Casa de Leis, no último ano do atual mandato. A expectativa é que temas ligados a investimentos, serviços públicos e cenário eleitoral dividam espaço na agenda do plenário ao longo de 2026.