Redação O Estado de S. Paulo | 03 de fevereiro de 2026 - 07h40

Prouni divulga primeira chamada e oferece recorde de 594,5 mil bolsas

Resultado já pode ser consultado no Portal Único; segunda chamada será em 2 de março e lista de espera sai em 31 de março

ATENÇÃO, VESTIBULANDO!
Estudante consulta no Portal Único o resultado da primeira chamada do Prouni 2026, que oferece número recorde de bolsas em instituições privadas. - (FOTO: Agência Brasil)

O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou na madrugada desta terça-feira (3) o resultado da primeira chamada do processo seletivo do primeiro semestre de 2026. Os candidatos já podem consultar se foram pré-selecionados pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Quem não apareceu na primeira chamada deve aguardar a próxima etapa. A segunda chamada está prevista para 2 de março. Depois disso, ainda haverá a lista de espera: a manifestação de interesse poderá ser feita entre os dias 25 e 26 de março, com resultado marcado para 31 de março.

Criado em 2004, o Prouni é realizado duas vezes ao ano e oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e em cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.

De acordo com o Ministério da Educação, a edição do primeiro semestre de 2026 é a maior da história do programa, com 594.519 bolsas ofertadas em todo o país. Desse total, 274.819 são bolsas integrais e 319.700 são bolsas parciais.

As próximas etapas para os pré-selecionados — como apresentação de documentos diretamente às instituições de ensino — seguem o cronograma e as orientações disponíveis no próprio Portal Único.