Flávio Bolsonaro compara Lula a Opala antigo e critica postura do presidente sobre IA
Senador diz que petista estaria ultrapassado e questiona visão do governo sobre tecnologia e segurança
POLÍTICAPré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez críticas diretas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, durante entrevista concedida nesta segunda-feira (2) à rádio Fan FM, de Sergipe. Na conversa, o parlamentar usou uma metáfora para classificar o atual chefe do Executivo e questionou sua visão sobre tecnologia e Inteligência Artificial (IA).
Ao comentar a trajetória política de Lula, Flávio comparou o presidente a um “Chevrolet Opala velho”, modelo clássico da indústria automobilística brasileira. “Em algum momento o Opala já foi bonito, já foi um carro de luxo, que dava resultado e te levava para qualquer lugar. Hoje, o Lula é uma pessoa retrógrada, atrasada e ultrapassada”, afirmou o senador.
Lançado em 1968, o Opala foi o primeiro automóvel de passeio da Chevrolet do Brasil e se tornou símbolo de status durante décadas. O encerramento da produção foi anunciado em julho de 1992, após mais de 20 anos no mercado nacional.
Procurado por meio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Lula não comentou as declarações do senador.
Durante a entrevista, Flávio Bolsonaro também questionou o posicionamento do presidente em relação ao uso de tecnologias digitais e da Inteligência Artificial no governo. Segundo o senador, Lula não acompanha as transformações tecnológicas e subestima o potencial da IA na gestão pública.
“É um cara que acha que a IA só serve para manipular vídeos e fotos em redes sociais. Ele não tem ideia de como isso é importante para um governo que quer se pautar pela modernidade”, declarou.
O presidente Lula, por sua vez, tem adotado um discurso cauteloso sobre o tema. Em diferentes ocasiões, ele alertou para os riscos das fake news, da atuação dos algoritmos das redes sociais e do uso indevido da IA. No dia 16 de janeiro, o presidente chamou atenção para a manipulação de imagens por meio de ferramentas digitais, especialmente em casos envolvendo mulheres que têm fotos transformadas em imagens íntimas sem consentimento.
Flávio Bolsonaro afirmou ainda que a Inteligência Artificial é estratégica para o combate à criminalidade e para o fortalecimento da segurança pública, área que, segundo ele, não recebe a devida atenção do atual governo.
O tema tem peso no debate eleitoral. Em um cenário de polarização entre esquerda e direita, a segurança pública aparece como uma das principais preocupações do eleitorado. Pesquisa Genial/Quaest divulgada em novembro apontou que a violência é a maior preocupação de 38% da população brasileira.
Ao final da entrevista, o senador também comentou o desempenho eleitoral de Lula no Nordeste, afirmando que o presidente teria “derretido” nas pesquisas na região. Levantamentos recentes indicam que o PT enfrenta dificuldades em parte dos Estados nordestinos, historicamente considerados redutos da esquerda, como Bahia, Maranhão e Ceará, onde a oposição aparece à frente ou com vantagem competitiva.