Agência Estado | 02 de fevereiro de 2026 - 19h30

Ancelotti diz que lista para a Copa ainda não está fechada e aponta indefinições na seleção

Técnico destaca concorrência em algumas posições e detalha logística da preparação nos Estados Unidos

SELEÇÃO BRASILEIRA
Ancelotti em coletiva de imprensa pela seleção brasileira. - (Foto: Pauo Pinto/EBC)

O técnico Carlo Ancelotti afirmou nesta segunda-feira (2) que a lista final de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo ainda não está totalmente definida. O treinador participou de um evento na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e comentou sobre a reta final de preparação para o torneio.

Segundo o italiano, apesar de o grupo já estar praticamente desenhado, ainda existem dúvidas pontuais, especialmente em algumas posições específicas do time.

“Não está fechado. Na primeira coletiva de imprensa, eu disse que o Brasil tem a sorte de ter muitos jogadores bons. A lista não está fechada, mas estamos perto da lista final. Há algumas posições que não estão definidas 100%”, afirmou Ancelotti, de 66 anos.

Ao longo dos nove meses à frente da seleção, o treinador manteve uma base consistente, com atletas que estiveram presentes em todas as convocações. Jogadores como Alisson, Bruno Guimarães, Casemiro, Estêvão, Marquinhos, Raphinha, Rodrygo e Vini Jr. despontam como nomes praticamente garantidos na Copa.

Por outro lado, algumas disputas seguem em aberto. As laterais continuam como um dos setores mais indefinidos, com diferentes atletas testados tanto pela direita quanto pela esquerda ao longo do período de preparação. Outra posição que ainda gera dúvidas é a de centroavante. Atletas em destaque no futebol brasileiro, como Kaio Jorge e Vitor Roque, e jogadores que atuam no exterior, casos de Endrick, Igor Jesus e João Pedro, disputam espaço pela camisa 9.

Ancelotti também falou sobre a estrutura montada para a preparação da seleção, que buscará o hexacampeonato mundial na Copa sediada por Estados Unidos, México e Canadá.

“No último mês, nós escolhemos uma logística muito boa nos Estados Unidos, um fantástico centro de treinamento, um hotel muito privado para trabalhar bem e nos preparar bem para a Copa do Mundo, que é muito importante. Nos preparamos com simpatia e otimismo”, disse o treinador.

A seleção brasileira ficará concentrada na cidade de Morristown, em Nova Jersey, e realizará seus treinamentos no Centro de Treinamento Columbia Park, pertencente ao RB New York. A escolha da base logística visa oferecer privacidade e boas condições de trabalho durante o período de preparação para o Mundial.