Novorizontino sofre empate no fim, mantém liderança e impede feito histórico fora de casa
Gol do Mirassol aos 46 do segundo tempo preserva invencibilidade no Maião em jogo marcado por chuva e retomado no dia seguinte
PAULISTÃO 2026O Novorizontino esteve a poucos minutos de escrever um capítulo histórico na tarde desta segunda-feira (2), no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. Após um jogo disputado em dois dias por causa da forte chuva, válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o time visitante vencia por 1 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo, quando Carlos Eduardo marcou de cabeça e decretou o empate em 1 a 1, preservando a longa invencibilidade do Mirassol como mandante.
O resultado impediu que o Novorizontino encerrasse uma sequência que já dura quase um ano. A última derrota do Mirassol em casa aconteceu em 23 de fevereiro de 2025, também pelo Paulistão, quando foi superado pelo Palmeiras por 3 a 2. Desde então, o clube acumula 23 partidas sem perder em seus domínios.
Mesmo com o empate sofrido no fim, o Novorizontino chegou aos 13 pontos e segue isolado na liderança da competição. A equipe, porém, desperdiçou a chance de garantir matematicamente a classificação antecipada às quartas de final. Com duas rodadas restantes, o time tem cinco pontos de vantagem sobre o Botafogo, primeiro fora do G-8. Já o Mirassol soma oito pontos e aparece na sexta colocação.
A partida teve um roteiro atípico. O confronto começou no domingo, mas precisou ser interrompido por causa da forte chuva que atingiu Mirassol. Após 45 minutos de bola rolando, o gramado ficou alagado em diversos pontos, impossibilitando a continuidade do jogo. Mesmo após a aplicação do protocolo e mais de uma hora de espera, a arbitragem decidiu pelo adiamento, remarcando a sequência para a tarde desta segunda-feira.
Antes da paralisação, o Novorizontino foi mais eficiente. Apostando em lançamentos longos e explorando falhas defensivas do adversário, a equipe abriu o placar aos 15 minutos. Rômulo aproveitou um erro de Luiz Otávio, que chutou o chão ao tentar afastar a bola, e finalizou para marcar o único gol do primeiro tempo.
O gol fez o Mirassol mudar de postura. O time da casa passou a pressionar, mas esbarrou na falta de precisão e nas defesas do goleiro Jordi. Rodrigo Rodrigues desperdiçou uma boa chance de cabeça, Aldo Filho parou duas vezes no goleiro do Novorizontino e, em outra jogada, Jordi quase falhou, mas se recuperou a tempo. Nos acréscimos, Everton Galdino ainda teve a chance do empate, mas foi travado.
Na retomada da partida, já nesta segunda-feira, o Mirassol voltou com três alterações e precisou fazer mais uma logo no primeiro minuto, quando Renato Marques torceu o tornozelo e deixou o campo. Com a bola rolando, o time mandante se mostrou mais agressivo e criou boas oportunidades, principalmente com Carlos Eduardo, que levou perigo em duas finalizações.
A pressão seguiu ao longo do segundo tempo. Aos 26 minutos, Negueba obrigou Jordi a mais uma boa defesa. Aos 40, Formiga cruzou com precisão, Carlos Eduardo cabeceou firme, e o goleiro do Novorizontino voltou a salvar a equipe visitante. O empate, no entanto, parecia questão de tempo.
Aos 46 minutos, Negueba cruzou pela direita, Nathan Fogaça dividiu com Eduardo Brock, e a bola sobrou para Carlos Eduardo, que desta vez não desperdiçou e marcou de cabeça, garantindo o empate e mantendo a invencibilidade do Mirassol em casa. Já nos acréscimos finais, o time da casa ainda teve a chance da virada com Nathan Fogaça, mas a finalização foi travada na pequena área.
Agora, as duas equipes voltam suas atenções para compromissos distintos. O Mirassol vira a chave para o Campeonato Brasileiro e enfrenta o Remo, em Belém, na quarta-feira. O Novorizontino retorna a campo no próximo sábado, quando recebe o São Bernardo, às 18h30, buscando se aproximar da classificação antecipada no Paulistão.