Da Redação | 02 de fevereiro de 2026 - 10h10

Nutricionista alerta para cuidados essenciais no uso de medicamentos para emagrecimento

Alimentação equilibrada e acompanhamento profissional são fundamentais para garantir segurança e resultados duradouros no processo de emagrecimento

SAÚDE
Perda de peso com responsabilidade: medicamentos podem ajudar, mas a saúde depende de acompanhamento médico e boa nutrição. - Foto: Reprodução

Com a crescente busca por métodos considerados mais rápidos para o emagrecimento, nutricionistas reforçam que esse processo deve ocorrer sempre com acompanhamento médico e foco na saúde integral. A perda de peso não pode ter como único objetivo a estética, mas sim o cuidado com o corpo e o bem-estar a longo prazo.

Nesse contexto, a alimentação desempenha papel fundamental. A nutricionista da Hapvida, Anne Letícia Dias, destaca pontos essenciais para quem tem recorrido ao uso de medicamentos para emagrecimento, chamando atenção, especialmente, para a importância da regulação intestinal durante o tratamento.

De acordo com a especialista, a hidratação adequada é um dos pilares fundamentais. O consumo regular de água contribui para o bom funcionamento do intestino, auxilia o metabolismo e ajuda a reduzir possíveis efeitos colaterais.

Além disso, algumas orientações são indispensáveis ao longo do tratamento, como:

A nutricionista reforça que o uso de medicamentos para emagrecimento deve ocorrer exclusivamente com prescrição médica e acompanhamento nutricional contínuo. A ausência de orientação adequada pode trazer riscos importantes à saúde.

Entre as principais consequências do uso inadequado, estão:

Sobre a Hapvida

Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.