Daniel Vila Nova | 02 de fevereiro de 2026 - 09h30

Kendrick Lamar vence Gravação do Ano e se torna o rapper mais premiado da história

Artista conquistou o Grammy por "Luther", com SZA, e chegou a 27 estatuetas na carreira

GRAMMY 2026
Kendrick Lamar vence Gravação do Ano com "Luther" e se torna o rapper mais premiado da história do Grammy. - (Foto: Montagem\ Divulgação)

Após um 2025 marcado por premiações com a música Not Like Us, Kendrick Lamar voltou a fazer história no Grammy. Na madrugada desta segunda-feira (2), o rapper venceu o prêmio de Gravação do Ano com a faixa Luther, parceria com a cantora SZA, repetindo o feito da edição anterior, quando também levou a estatueta na mesma categoria.

Com a vitória, Kendrick superou concorrentes de peso como Bad Bunny, Lady Gaga, Justin Bieber e Sabrina Carpenter e alcançou um recorde inédito. O artista passou a ser o rapper com o maior número de Grammys da história, somando 27 prêmios. Jay-Z aparece na sequência, com 25 troféus, seguido por Kanye West, com 24.

Já o prêmio de Música do Ano ficou com Billie Eilish, que venceu com a canção Wildflower. Durante o discurso de agradecimento, a cantora aproveitou o espaço para fazer críticas à Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), órgão responsável por ações de deportação no país.

As duas categorias estão entre as mais importantes da premiação, mas costumam gerar dúvidas entre o público. No Grammy, Música do Ano reconhece exclusivamente a composição — letra e melodia —, premiando apenas os compositores da obra. Já Gravação do Ano avalia o resultado final da faixa, levando em conta arranjos, produção e qualidade técnica da gravação.

Por isso, no prêmio de Gravação do Ano, além dos compositores, também são reconhecidos produtores, engenheiros de gravação, mixagem e masterização, responsáveis pelo som que chega ao público.

Além de Luther, concorreram à Gravação do Ano músicas de diferentes estilos e artistas de destaque da indústria musical. Entre os indicados estavam DtMF, de Bad Bunny; Manchild, de Sabrina Carpenter; Anxiety, de Doechii; Wildflower, de Billie Eilish; Abracadabra, de Lady Gaga; The Subway, de Chappell Roan; e APT., parceria de Rosé com Bruno Mars.