Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy com álbum gravado em turnê histórica
Irmãos conquistam prêmio de Melhor Álbum de Música Global com disco ao vivo
PREMIAÇÃOCaetano Veloso e Maria Bethânia venceram, na noite deste domingo (1º), o prêmio de Melhor Álbum de Música Global no Grammy 2026. Os irmãos baianos foram reconhecidos pelo disco Caetano e Bethânia ao vivo, registro da turnê conjunta realizada a partir de 2024, que reuniu públicos de diferentes gerações e marcou o reencontro dos dois artistas em um projeto de grande alcance internacional.
Essa é a primeira vitória de Maria Bethânia na história do Grammy. Para Caetano Veloso, este é o terceiro troféu na premiação, após as vitórias em 2000, com o álbum Livro, e em 2001, com João Voz e Violão.
O álbum premiado superou concorrentes de diferentes partes do mundo, entre eles o rapper nigeriano Burna Boy, o músico indiano Siddhant Bhatia, o senegalês Youssou NDour, a banda Shakti e a artista britânica Anoushka Shankar, que concorreu em parceria com os indianos Alam Khan e Sarathy Korwar.
Gravado ao vivo, o projeto vencedor registra momentos da turnê Caetano & Bethânia, iniciada em 2024, que celebrou décadas de parceria artística entre os irmãos. O disco reúne canções emblemáticas das carreiras individuais de Caetano e Bethânia, além de interpretações conjuntas que marcaram a trajetória da dupla na música brasileira.
Além do álbum vencedor, concorreram ao Grammy 2026 na categoria:
- Sounds of Kumbha, de Siddhant Bhatia
- No Sign of Weakness, de Burna Boy
- Eclairer le monde (Light the World), de Youssou NDour
- Mind Explosion (50th Anniversary Tour Live), da banda Shakti
- Chapter III: We Return To Light, de Anoushka Shankar com Alam Khan e Sarathy Korwar