Chelsea vira sobre o West Ham com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Inglês
João Pedro sai do banco, marca, dá assistência e lidera reação em Stamford Bridge
PREMIER LEAGUEO Chelsea viveu uma tarde de extremos neste sábado (31), em Stamford Bridge, pela 24ª rodada da Premier League. Dominado no primeiro tempo e derrotado por 2 a 0 antes do intervalo, o time londrino reagiu na etapa final e venceu o West Ham por 3 a 2, com gol nos acréscimos. O brasileiro João Pedro, que começou no banco, foi decisivo ao marcar um gol e dar a assistência para a virada.
Com o resultado, o Chelsea chegou aos 40 pontos e assumiu a quarta colocação do campeonato. Já o West Ham segue em situação delicada na luta contra o rebaixamento, com 20 pontos, ocupando a 18ª posição.
Mesmo com ampla posse de bola no primeiro tempo (69%), o Chelsea foi amplamente superado. Sem Estêvão, liberado para resolver questões particulares, a equipe mostrou fragilidade defensiva e pouca efetividade ofensiva. O West Ham construiu sua vantagem principalmente pelo lado direito, com destaque para Wan-Bissaka, que levou clara vantagem sobre Garnacho, seu ex-companheiro de Manchester United.
Aos 7 minutos, Wan-Bissaka acionou Bowen, que cruzou para a área, mas a bola acabou encobrindo o goleiro Sanchez e entrou direto no gol. No segundo, Summerville aproveitou cruzamento rasteiro do próprio Wan-Bissaka para ampliar. A atuação apagada do Chelsea rendeu vaias da torcida ao fim da primeira etapa.
Antes do intervalo, o técnico Liam Rosenir já havia chamado Cucurella, Fofana e João Pedro para conversar. No retorno do vestiário, promoveu as três mudanças, sacando Hato, Badiashile e Garnacho. As alterações mudaram o jogo.
Aos 12 minutos, Fofana avançou pela direita e cruzou na segunda trave. João Pedro, livre, cabeceou para as redes e diminuiu. Foi o nono gol do brasileiro na Premier League, consolidando sua condição de artilheiro da equipe na competição.
O gol inflamou o time e a arquibancada. A pressão aumentou e o empate veio após cruzamento na pequena área: Malo Gusto cabeceou, Kilman salvou em cima da linha, mas Cucurella, atento no rebote, marcou de cabeça.
O West Ham ainda tentou resistir e chegou a ameaçar em contra-ataques, mas sucumbiu nos acréscimos. Aos 47 minutos, João Pedro cruzou na medida para Enzo Fernández, que finalizou e decretou a virada em um jogo eletrizante. Foi a terceira vitória em três jogos do Chelsea sob o comando de Rosenir na Premier League.
Nos minutos finais, houve confusão após Traoré empurrar Cucurella de forma excessiva. João Pedro entrou na discussão, os jogadores se atracaram e foram separados. Traoré e o brasileiro receberam cartão amarelo, enquanto Todibo acabou expulso.
Na próxima rodada, o Chelsea enfrenta o Wolverhampton, lanterna da competição, no sábado. Antes, porém, decide vaga na Copa da Liga Inglesa na quarta-feira, contra o Arsenal, que venceu o jogo de ida por 3 a 2. O West Ham encara o Burnley, outro concorrente direto contra o rebaixamento.