Fux não participa presencialmente da retomada do STF após diagnóstico de pneumonia dupla
Ministro informou Edson Fachin que acompanhará as sessões de forma remota durante a semana
STFO ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao presidente da Corte, Edson Fachin, que não participará presencialmente da sessão de retomada dos trabalhos do Judiciário, marcada para segunda-feira (2). O magistrado foi diagnosticado com pneumonia dupla.
Em nota, Fux comunicou que avisou Fachin sobre o diagnóstico na sexta-feira (30). Segundo o ministro, por orientação médica, ele acompanhará remotamente todas as sessões do STF ao longo da semana.
A sessão da próxima segunda-feira será solene e marca o retorno oficial das atividades do Supremo após o recesso. A primeira sessão de julgamentos está prevista para quarta-feira (4).
Conforme já apontado pelo Estadão, a pauta do STF para os primeiros meses após o recesso inclui temas de grande repercussão, como a nomeação de parentes para cargos públicos, a participação de crianças e adolescentes em paradas LGBTQIAPN+ e investigações sobre suposto monitoramento de jornalistas e parlamentares durante o governo Jair Bolsonaro.
O retorno dos trabalhos também ocorre em meio à expectativa sobre o posicionamento de Edson Fachin em relação ao código de ética que ele defende instituir no tribunal e ao caso do Banco Master, temas que devem ganhar destaque nos próximos dias.
Mesmo afastado fisicamente do plenário, Fux deve manter participação ativa nas deliberações da Corte por meio do sistema virtual, enquanto se recupera do quadro de saúde.