Prazo para entrar na lista de espera do Sisu 2026 termina nesta segunda-feira
Candidatos não aprovados na chamada regular devem manifestar interesse até 23h59 pelo portal do MEC
EDUCAÇÃOOs candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm até às 23h59 desta segunda-feira (2), no horário de Brasília, para manifestar interesse em participar da lista de espera. O prazo teve início na última quinta-feira (29), quando o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado individual e a classificação final do processo seletivo.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Sisu. O MEC reforça que não há outra forma de ingresso na lista de espera fora do sistema oficial.
Criado para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público, o Sisu reúne vagas ofertadas por instituições públicas de todo o país que aderiram ao processo seletivo. A plataforma disponibiliza informações detalhadas sobre cursos, instituições e municípios, permitindo que o candidato acompanhe sua classificação e as notas de corte.
O sistema mostra a melhor posição do estudante entre as modalidades de concorrência para cada curso escolhido, o que auxilia na decisão sobre a adesão à lista de espera. Cada candidato pode optar por apenas uma opção de curso nessa etapa.
Após a manifestação de interesse, cabe ao candidato acompanhar os canais oficiais da universidade ou instituto federal escolhido. As convocações seguem regras próprias de cada instituição, definidas em edital, e o cumprimento dos prazos é de responsabilidade do estudante.
Convocações começam em fevereiro
De acordo com o edital do Sisu 2026, as convocações da lista de espera serão feitas diretamente pelas instituições públicas de ensino superior a partir do dia 11 de fevereiro. A chamada seguirá a ordem de classificação da seleção regular.
Perfil das instituições
A maioria das vagas ofertadas no Sisu 2026 é de instituições da rede federal de educação superior, com predominância de universidades e institutos federais. O sistema segue como principal porta de entrada para o ensino superior público no país.
Uma das novidades desta edição é a ampliação do público apto a concorrer às vagas. Pela primeira vez, candidatos que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam se inscrever no Sisu, aumentando o alcance do processo seletivo.