Rodrigo Sampaio | 30 de janeiro de 2026 - 13h20

Paquetá depende de registro na CBF para estrear pelo Flamengo na Supercopa Rei

Meia aguarda regularização até esta sexta para ficar à disposição contra o Corinthians, em Brasília

DÚVIDA RUBRO-NEGRA
Paquetá chegou ao Rio e aguarda regularização para poder estrear pelo Flamengo na Supercopa Rei. - (Foto: Reprodução/FlaTV)

O Flamengo corre contra o tempo para saber se poderá contar com Lucas Paquetá na final da Supercopa Rei, contra o Corinthians, marcada para este domingo (1º), às 16h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O meia de 28 anos ainda não teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol, condição obrigatória para ficar apto a atuar. O prazo se encerra às 18h desta sexta-feira (30).

Apesar de já estar no Rio de Janeiro, Paquetá ainda não assinou contrato com o clube. O Flamengo aguarda a conclusão dos trâmites burocráticos envolvendo a rescisão do jogador com o West Ham, da Inglaterra. Sem essa etapa finalizada, a regularização junto à CBF não pode ser concluída.

No primeiro dia após o retorno ao Ninho do Urubu, Paquetá treinou separadamente do restante do elenco. Caso seja inscrito a tempo, o meia terá apenas um treino com o técnico Filipe Luís antes da decisão. A única atividade ao lado dos companheiros está prevista para a manhã de sábado, pouco antes da viagem da delegação rubro-negra para a capital federal.

Mesmo com o cenário apertado, a diretoria mantém a expectativa de contar com o atleta na final. Situação semelhante ocorreu na edição passada da Supercopa Rei, quando o Flamengo acertou a contratação de Danilo às vésperas da decisão contra o Botafogo, em Belém. Regularizado em cima da hora, o defensor estreou como titular e participou da vitória por 3 a 1.

Paquetá chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira e foi recebido por dezenas de torcedores no Aeroporto Internacional do Galeão. O reencontro com a torcida marcou o retorno do jogador ao clube onde foi revelado. “Felicidade enorme estar de volta. Sonhei muito com esse momento. Tudo o que eu quero é desfrutar essa alegria de finalmente estar em casa. Quero ser feliz, dar alegria à Nação e dar o meu melhor”, disse à Flamengo TV.

O meia vai assinar contrato de cinco anos com o Flamengo. A negociação envolve o pagamento de 42 milhões de euros, cerca de R$ 260 milhões na cotação atual, valor que torna Paquetá a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. A marca supera a compra de Gerson pelo Cruzeiro, oficializada no início deste mês, por 27 milhões de euros.

Dentro de campo, a expectativa é que Paquetá seja uma peça importante no meio-campo rubro-negro, atuando ao lado de nomes como Pulgar, Jorginho e De Arrascaeta. O técnico Filipe Luís destacou o impacto do reforço, mesmo sem confirmar sua presença imediata. “É um jogador gigantesco. Uma contratação incrível. Repatriar um ídolo por esse valor mostra o momento interno do clube. O Paquetá aumenta ainda mais a qualidade do elenco. É um jogador determinante”, afirmou após a derrota para o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.

Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Paquetá retorna ao clube após oito anos no futebol europeu. No período, defendeu Milan, Lyon e, mais recentemente, o West Ham. Admirado por Pep Guardiola, esteve próximo de acertar com o Manchester City antes de ser investigado por suposta manipulação de cartões amarelos. O jogador foi absolvido de todas as acusações pela Federação Inglesa em julho do ano passado.

Agora, a presença de Paquetá na Supercopa Rei depende exclusivamente da regularização dentro do prazo. Caso contrário, o reencontro com a torcida em campo terá de esperar, e o Flamengo decidirá o título sem sua contratação mais cara.