Lula recebe alta após cirurgia de catarata e deixa hospital duas horas após procedimento
Presidente passou por cirurgia no olho esquerdo em Brasília e teve agendas dos próximos dias adiadas
SAÚDEO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o hospital na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília, após ser submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento ocorreu no CBV Hospital de Olhos, localizado na Asa Sul, região próxima ao Hospital Sírio-Libanês.
Lula chegou à unidade de saúde por volta das 7h20. A cirurgia estava prevista para começar às 8h e foi concluída sem intercorrências. Às 10h04, o presidente deixou o hospital acompanhado do comboio presidencial, pouco menos de três horas após dar entrada no local.
Desde a tarde de quinta-feira (29), quando informou apenas que o presidente realizaria exames e passaria pelo procedimento nesta sexta, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência não divulgou detalhes sobre o horário, o local da cirurgia ou informações oficiais sobre o período de recuperação. Até o momento, também não houve boletim médico com orientações pós-operatórias.
Esta não foi a primeira vez que Lula passou por cirurgia de catarata. Em 2020, ele foi operado no olho direito, quando participava ativamente da campanha do PT nas eleições municipais. Na ocasião, segundo informações divulgadas à época, recebeu alta no mesmo dia, cumpriu alguns dias de repouso e retomou as atividades cerca de uma semana depois.
Por conta dos exames e da cirurgia, compromissos previstos para esta semana foram cancelados. Na quinta-feira, Lula anunciaria ações do programa Agora Tem Especialistas. Já nesta sexta, a agenda previa visita a uma unidade odontológica móvel no quilombo Kalunga, em Cavalcante, no interior de Goiás. As duas atividades foram adiadas.