Estadão | 30 de janeiro de 2026 - 08h20

Mano Menezes assume seleção do Peru e cita Neymar ao falar sobre Copa de 2026

Apresentado nesta quinta, técnico brasileiro relembra passagem pela Seleção e projeta renovação no futebol peruano

ESPORTE
Mano Menezes inicia trabalho no comando da seleção peruana e relembra passagem pela Seleção Brasileira. - (Foto: Rafael Vieira/Grêmio)

O técnico Mano Menezes foi apresentado nesta quinta-feira (29) como novo comandante da seleção peruana. Aos 63 anos, o treinador inicia sua segunda experiência à frente de uma seleção nacional e, durante a coletiva de apresentação, relembrou o período em que comandou o Brasil, entre 2010 e 2012, além de comentar sobre a possibilidade de Neymar disputar a Copa do Mundo de 2026.

Ao contextualizar seu trabalho com jovens atletas, Mano citou o Sul-Americano Sub-20 de 2011, realizado no Peru, como um marco importante no processo de renovação da seleção brasileira. Segundo ele, aquele torneio serviu de base para a formação de uma geração que segue ativa no cenário internacional.

“Estive em Arequipa acompanhando o Sul-Americano de 2011. Seis meses depois, seis ou sete jogadores já estavam na seleção principal”, afirmou o treinador. Mano destacou que atletas revelados naquele período ainda figuram entre os principais nomes do futebol brasileiro. Entre eles, citou Danilo, Alex Sandro, Casemiro e Neymar.

Ao mencionar o camisa 10, o treinador fez uma observação direta sobre o momento físico do jogador. “Temos Neymar, se ele conseguir manter as pernas e diminuir um pouco o ritmo fora de campo, provavelmente estará na próxima Copa”, disse.

Mano Menezes chega ao comando do Peru com a missão de reorganizar a seleção e iniciar um novo ciclo de trabalho, já mirando o Mundial de 2030. O técnico substitui Óscar Ibáñez, que não conseguiu levar a equipe à Copa de 2026. O Peru encerrou as Eliminatórias Sul-Americanas na penúltima colocação.

Esta será a segunda vez que Mano dirige uma seleção. À frente do Brasil, ele conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e foi responsável por um processo de renovação após a Copa do Mundo de 2010.

O último trabalho do treinador foi no Grêmio, em 2025. No clube gaúcho, Mano comandou a equipe em 38 partidas, com 13 vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

Enquanto isso, Neymar segue em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo sofrida no fim de 2025. O jogador, atualmente no Santos, ainda não estreou na temporada.