Douglas Vieira | 29 de janeiro de 2026 - 17h05

INSS entrega 14 próteses a beneficiários de Campo Grande nesta semana

Ação integra o Programa de Reabilitação Profissional e busca ampliar autonomia e qualidade de vida dos segurados

INCLUSÃO
INSS entregou próteses a segurados de Campo Grande inscritos no Programa de Reabilitação Profissional - (Foto: Imagem Ilustrativa/A Critica)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, nesta semana, a entrega de 14 próteses a moradores de Campo Grande inscritos no Programa de Reabilitação Profissional. A iniciativa representa um avanço na promoção da autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários atendidos pelo instituto.

Dois peritos médicos do INSS estão responsáveis pelas perícias finais dos segurados contemplados. Essa etapa é fundamental para avaliar a adaptação às próteses entregues e verificar a necessidade de eventuais ajustes, garantindo funcionalidade e segurança no uso dos equipamentos.

Entre os beneficiados está Cleomar Teodoro de Almeida, que iniciou o processo de reabilitação em 2022 e passou por todas as fases de adaptação até receber a prótese definitiva. Para ele, o momento marca uma mudança significativa. “É muito importante para quem realmente precisa. Para eu ter uma vida normal, a prótese vai me dar mais mobilidade e qualidade de vida. A partir de hoje, é vida nova”, afirmou.

Outra beneficiária é Roseli Ribeiro, que também recebeu a prótese definitiva após acompanhamento contínuo dos peritos médicos e da equipe de Reabilitação Profissional do INSS durante todo o processo.

Padrões técnicos e novos investimentos - Segundo os peritos médicos Elzilene Viegas, do Amazonas, e Erlon Carmona Gomes, de Mato Grosso do Sul, as próteses fornecidas seguem padrões técnicos rigorosos. “As prescrições garantem segurança, funcionalidade e durabilidade aos segurados”, destacaram.

A Gerência-Executiva do INSS em Campo Grande prevê a entrega de pelo menos outras 73 próteses ao longo de 2026. Os equipamentos estão atualmente em fase de licitação, e o investimento estimado pode chegar a R$ 1,2 milhão.

Programa de Reabilitação Profissional - O Programa de Reabilitação Profissional do INSS tem como objetivo oferecer os meios necessários para a reintegração social e laboral de segurados que sofreram redução da capacidade de trabalho. A iniciativa inclui acompanhamento multiprofissional, avaliações médicas e funcionais, orientação, capacitação e, quando necessário, o fornecimento de órteses, próteses e outros recursos de tecnologia assistiva.

O acesso ao programa começa com o agendamento de uma perícia médica. O pedido pode ser feito pela Central 135, por meio do serviço “Benefício por Incapacidade Temporária”. O acompanhamento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, tanto pela central telefônica quanto pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular.