Geovani Bucci | 29 de janeiro de 2026 - 15h05

Lula lidera primeiro turno, mas empata tecnicamente com Flávio e Tarcísio no segundo

Pesquisa Paraná Pesquisas mostra vantagem do petista na primeira rodada e disputas acirradas em cenários de confronto direto

ELEIÇÕES 2026
Pesquisa indica Lula à frente no primeiro turno e disputas acirradas no segundo turno das eleições de 2026 - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira, 29, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários testados de primeiro turno para a Presidência da República. Nos cenários de segundo turno, porém, o petista aparece tecnicamente empatado com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Lula venceria com margem além do erro amostral.

O levantamento ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.

No cenário estimulado em que Flávio Bolsonaro aparece como candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula lidera com 39,8% das intenções de voto, enquanto o senador soma 33,1%. Na sequência aparecem Ratinho Júnior, com 6,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,7%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 2,8%; o presidente do Missão, Renan Santos, com 1,5%; e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC), com 1,1%. Os eleitores que não souberam ou não responderam somam 4,7%, e brancos e nulos, 6,8%.

Em outro cenário estimulado, com Tarcísio de Freitas como candidato do bolsonarismo, Lula aparece com 40,7% das intenções de voto, contra 27,5% do governador paulista. Ronaldo Caiado registra 6,6%, Romeu Zema tem 4,4%, Renan Santos marca 2% e Aldo Rebelo, 1,4%. Os indecisos somam 6,6%, enquanto brancos e nulos chegam a 10,8%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula lidera com 25,5% das menções. Flávio Bolsonaro aparece em seguida, com 12,1%, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 6,3%, apesar de estar preso no Complexo da Papuda e inelegível. Tarcísio de Freitas registra 1,7%.

Nesse cenário, 44,2% dos entrevistados não souberam responder, enquanto brancos e nulos representam 6,8%.

Nos cenários de segundo turno, Lula mantém vantagem numérica, mas dentro da margem de erro em dois confrontos. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente soma 44,8% das intenções de voto, enquanto o senador alcança 42,2%. Brancos e nulos chegam a 8,3%, e 4,7% não souberam responder.

Em eventual disputa com Tarcísio de Freitas, Lula registra 43,9%, contra 42,5% do governador de São Paulo. Brancos e nulos somam 9,1%, e os indecisos, 4,6%.

Ratinho Júnior é o único adversário testado que aparece atrás de Lula fora da margem de erro. O petista teria 44,7% das intenções de voto, contra 38,9% do governador do Paraná. Brancos e nulos somam 11,4%, e 5% não souberam responder.

A pesquisa também avaliou a percepção do eleitorado sobre uma eventual nova candidatura de Lula. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados avaliam que o presidente não deveria disputar a reeleição. Outros 45,3% defendem um quarto mandato do petista, enquanto 3,8% não souberam opinar.