Tarcísio reafirma reeleição em SP após visita a Bolsonaro na prisão
Governador diz que seguirá no Estado, confirma apoio a Flávio Bolsonaro e afirma que Caiado soma na disputa contra o PT
POLÍTICAO governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira, 29, que será candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes neste ano. A declaração foi feita após visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na unidade prisional conhecida como Papudinha, em Brasília.
“A gente conversa sobre isso desde 2023, que meu interesse é ficar em São Paulo”, afirmou Tarcísio ao deixar o local. O encontro marcou a primeira visita do governador ao ex-presidente desde a prisão de Bolsonaro. A autorização para a visita havia sido concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na semana anterior, no dia 22.
Inicialmente, Tarcísio chegou a cancelar o encontro após avaliar que a conversa poderia ser interpretada como uma tentativa de pressioná-lo a apoiar de forma mais explícita a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência. Dias antes, na terça-feira, 27, o governador já havia afirmado publicamente que não seria candidato ao Planalto “nem se Bolsonaro pedisse”.
Segundo Tarcísio, o objetivo da visita foi manifestar solidariedade ao ex-presidente e transmitir mensagens de apoio. “A gente queria fazer essa visita ao presidente. Uma visita que a gente tinha se programado, queria muito transmitir meu abraço e solidariedade, falar do meu apreço e da minha gratidão”, disse.
O governador relatou ainda que levou a Bolsonaro o sentimento de apoiadores que encontra em São Paulo. “Toda vez que faço evento em São Paulo são milhares de pessoas. É impressionante o carinho das pessoas e queria ser porta-voz desse carinho, falar da saudade que as pessoas têm dele”, afirmou. “Dizer que tem uma massa de brasileiros que torcem por ele. Foi esse o objetivo da visita. Ele vai sempre ter um grande amigo”, completou.
Durante a conversa, Tarcísio confirmou que estará na campanha presidencial de Flávio Bolsonaro. Questionado diretamente se participará da campanha do senador, respondeu de forma objetiva: “Claro”.
O governador de São Paulo também afirmou que tratou com Bolsonaro sobre a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo PSD. Segundo Tarcísio, o ex-presidente avalia que o nome de Caiado fortalece o campo político de oposição ao PT.
“O presidente elogiou Caiado. Tem apreço por ele. A gente entende que é uma candidatura que soma com o projeto, que no fim estará junto contra o PT”, declarou.
O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) acompanhou Tarcísio durante a visita desta quinta-feira, mas preferiu não se pronunciar. Na véspera, Carlos almoçou com o governador paulista.
Há cerca de duas semanas, o vereador havia ironizado um discurso da primeira-dama de São Paulo, Cristiane de Freitas, que afirmou que o Brasil “precisa de um novo CEO”, em referência interpretada como uma possível candidatura presidencial de Tarcísio, hipótese que o governador voltou a descartar.