Calor intenso e baixa umidade marcam quinta-feira em MS sob alerta de tempestade
Estado registra máximas de até 39°C, risco de temporais, ventos fortes e atenção redobrada à saúde por causa do tempo seco
TEMPOO calor intenso e o tempo firme predominam em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (29), mas o cenário exige atenção. Mesmo com sol e poucas nuvens na maior parte do dia, o Estado está sob alerta amarelo de tempestade, válido até às 23h59, segundo previsões do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
As temperaturas seguem elevadas e podem variar entre 36°C e 39°C em algumas regiões. O forte aquecimento diurno, somado às características típicas do verão, favorece a formação de pancadas isoladas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos específicos.
Outro fator que reforça o alerta é a baixa umidade relativa do ar, que deve oscilar entre 20% e 40% durante a tarde. O índice é considerado crítico e aumenta o risco de desconforto térmico e problemas de saúde.
Em Campo Grande, a previsão indica mínima de 22°C e máxima de 29°C. O céu permanece com muitas nuvens e há possibilidade de chuva a qualquer momento. .
Na região Sul e no Cone-Sul do Estado, as temperaturas chegam a 34°C. Em Dourados, os termômetros podem alcançar os 35°C, com umidade relativa do ar abaixo de 90%. Também há chance de temporal com rajadas de vento ao longo da quinta-feira.
Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, as mínimas ficam entre 22°C e 26°C, enquanto as máximas superam os 34°C. No Bolsão, Norte e Leste, as temperaturas variam entre 21°C e 33°C.
Alerta meteorológico - Todo o Estado segue sob aviso amarelo de perigo potencial até o fim do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas de até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem atingir 60 km/h. O alerta também aponta risco de granizo e alagamentos.
Além disso, 22 municípios estão sob aviso laranja, que indica maior severidade das condições climáticas. Nesses locais, o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. O alerta segue válido até o final da manhã de sexta-feira (30).